Simples Assim

As aparências enganam – Fudge Brownie

A velha frase ” As aparências enganam” se aplica direitinho a  esse bolo.Ele é tão gostoso , tão gostoso, mas lamento que a foto não faça jus a seu sabor.Mas foi um bolo muito especial. Demorei até a postá-lo aqui, porque temi me emocionar e fazer uma postagem meio piegas. Deixei o tempo passar e a saudade diminuir para traze-los para vocês. Um bolo com história. Quem não gosta? Vamos à ela, então.

Véspera do aniversário de uma das minhas filhas, a Lia. Poucos dias antes de sua viagem para longe do Brasil para uma nova etapa na sua vida. O coração apertado.Tinha prometido um almoço aqui em casa.Algo simples assim, mas cheio de carinho. Um contratempo me impediu de ir para a cozinha.E agora? Seus sogros, pessoas muito queridas, se ofereceram para fazer o almoço na casa deles. Fiquei feliz, pois não gosto de comemoração em restaurantes, bares. Gosto de estar junto, conversar com todos, algo mais intimista.Almoço combinado, disse que ia tentar levar o bolo, pois já era tarde e no outro dia iria trabalhar cedo.O que fazer? Olhei ´para o relógio, 8 horas da noite. Tinha pouco tempo, pois durmo cedo por conta do trabalho que me faz acordar antes das 6.. Separar os ingredientes, untar a forma, mexer, aguardar assar…Será que daria tempo? Lembrei , então , de uma receita de um fudge brownie com nozes que tinha vista há poucos dias no blog da querida e inspirada, Vinni, o Amehlia Digital., que era tudo que precisava. Juntar os ingredientes, misturar, assar e pronto. Rápido assim..Sem falar que a Lia adora brownie.
Foi fazer o bolo e lembrar do que a Vinni tinha escrito , e concordar com ela:
” O cheiro de chocolate pela casa é o mesmo que dizer:
A felicidade está nas pequenas coisas!”.
Estava feliz por ter dado conta do ” recado”.
Mas, você vai perguntar: ” Onde está a ligação com ” as aparências enganam”?
É que a foto não condiz com o sabor que ele tem. Acontece que na hora dos parabéns, o coração apertou, segurei as lágrimas, sem querer demonstrar a já instalada saudade e nem lembrei de fotografar o bolo partido. a  “carinha” dele. Úmido, denso, escuro. Mas, acreditem, ele é tudo isso e muito mais. Podem fazer sem susto.
Só fiz  pequenas alterações, como a forma, que fiz redonda, e coloquei castanhas do Pará , no lugar das nozes.Ah! E a cobertura de brigadeiro que fiz para dar um ar mais festivo.Simples Assim.
Fica então uma ótima opção para quando você quiser fazer um bolo vapt-vupt sem perder o sabor
E a saudade? A saudade está quieta, pois saber que ela está bem, feliz, me faz feliz também.
Que tenhamos um fim de semana simples assim, mas com muito sabor.

Fudge brownie – receita daqui

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 100g de manteiga sem sal (mais um pouco para untar a forma)
  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 1 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 xícara (chá) de nozes ou pecans picadas

Modo de preparo:

  • Coloque a manteiga e o chocolate em uma panela e leve ao banho-maria, mexendo frequentemente até derreter (pode fazer também no micro-ondas)
  • Acrescente o açúcar e o sal e misture. Agora os ovos, um de cada vez e a essência de baunilha.
  • Junte a farinha misturando somente até incorporar.
  • Acrescente as nozes ou pecans.( eu coloquei castanha do Pará)
    Coloque a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno até que enfiando um palito ele saia somente com pequenas partículas (não sairá seco).
  •  Cerca  de 45 minutos.

Outros brownies Simples Assim:
Brownie da Lia
Brownie fudge style
Brownie da Lili

  1. Eu gosto da Vinni, gosto de você e tenho certeza que vou gostar do seu bolo!
    E achei lindo teu post.
    Não sou mãe ainda mas eu imagino seu aperto no coração. Mas é isso que você disse, se ela está bem e feliz, a saudade vai aprender a ser feliz por ela né?
    Um beijo e um abraço!

  2. Já tinha visto esta receita na Amehlia e tinha adorado e agora, assim, em forma redonda ficou também lindíssimo.Gosto de receitas simples assim.
    Amiga: tenho os meus dois filhos longe de mim ( um a estudar em Lisboa e a outra a trabalhar em Espanha) por isso sei bem o que custa,mas no final, o que importa é que eles estejam bem e se sintam realizados e felizes,não é?
    Bjn
    Márcia

  3. Lylia,
    Imagino o coração de mãe, como dá saudade! Mas você tem razão. Ela acaba ficando quietinha, pois tudo está dando certo e é a realização de um sonho de sua filha. Sucesso e muitas alegrias para ela e um abração pra você.
    Seu bolo tá uma delícia! Farei por aqui, já que me deu aquela vontade de comer um pedacinho dele.
    Bjs
    Sil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias