Simples Assim


Dicas para facilitar o trabalho na cozinha

Sexta passada  fiz um bolo que não ficou bom. Uma pena. Seria o 97º bolo do Simples Assim! Quase chegando nos 100…A textura não ficou boa, apesar de o sabor ter ficado gostoso. Não vou nem dizer o nome, pois quero experimentar novamente para tirar a teima.Mas, enfim…falhas acontecem na cozinha.

“Mas por que esse bolo está aqui, se ele não ficou bom?” – Você poderia me perguntar.
É porque  foi ele que me inspirou a postagem de hoje. É como sempre digo: por trás de algo negativo sempre se esconde algo bom..Lições que a gente vai aprendendo com a vida.

Vou contar, então, de onde veio a inspiração.

Desenformei o bolo, coloquei em um prato bem bonito, o que minha irmã querida, Liliana, me deu,  e deixei para saborear mais tarde. Quando voltei, depois de algum tempo, as formigas estavam tomando conta do prato. Pode? Foi então que me lembrei de uma dica bem simples que recomendava colocar cravos nos locais onde as formigas gostam de frequentar..Como esqueci? Olhei para o e me deparei com esse ” galinho” ,que tinha comprado em uma dessas fe iras d artesanato, “recheado” de cravos, para espantar as formigas. Pertinho de mim e eu não tinha percebido.

 

Coloque-o, então, em volta do prato e , como num passe de mágica, as formigas desapareceram. Que tal? Foi então, que me dei conta que  existem tantas dicas para facilitar nossa vida no dia a dia doméstico e, muitas vezes, nem sabemos ou nem lembramos..

Ele tem um furinho com cravos e é tampado com velcro.E ainda decora a cozinha..
Lembrei então de algumas que já postei aqui e vi que já era hora de trazer outras. Afinal sempre é tempo de aprender e tornar nossa vida cada dias mais simples assim.
Vamos a elas:
1 – Para manter a alface fresca por mais tempo na geladeira, retire-a da embalagem plástica , lave-as e seque bem as folhas. Em seguida, envolva a alface em um papel toalha, coloque em um pote plástico limpo e seco e guarde no fundo da geladeira

 2 – Para eliminar aquele cheiro forte de tempero que fica nos recipientes plásticos é só lave-los  com água, esfregando com uma esponja embebida em vinagre..
3 – Quando for picar temperos , corte primeiro a cebola e deixe o pimentão por último, pois ele tira o cheiro de cebola das mãos. E para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão.
 4 – O que fazer com o cheiro forte  de fritura que invade a casa toda quando você está fritando algo? É simples assim: ferva água com canela e cravo e folhas de laranja seca , pois o aroma perfumado que vai sair desse vapor vai neutralizar o cheiro.Eu costumo, inclusive, manter sempre uma chaleira no fogão com esses e outros ingredientes, como expliquei aqui, que sempre é acionada quando quero que a cozinha fique mais perfumada.

5 – E para tirar aquele odor forte do micro-ondas depois que você esquentou ou preparou algo bem temperado? É só aproveitar a mistura acima e colocar em um copo dentro do micro-ondas e ligar por 1 minuto.
6 – E quando um copo gruda  no outro? Basta mergulhar o copo de baixo em água quente e encher o de cima com pedras de gelo.Eles se soltarão facilmente.
7 – E quando você abre um vinho e sobra um pouco e você não quer guardar? Nada de jogar fora. Coloque em forminhas de gelo e quando for fazer uma carne que peça essa bebida, ou mesmo quiser incrementar o molho de tomate de todo dia,  é só tirar um cubinho ou dois e usar.
Gostaram das dicas? Mande para o Simples Assim aquela dica que faz sucesso na sua cozinha que terei o maior prazer em partilhar com nossos leitores.
Nota: As fotos, com exceção do bolo e do galinho, são reprodução.
Conheça outras dicas Simples Assim:
Cozinha perfumada, casa feliz
Para descascar batatas mais facilmente
Como descascar alho em 10 segundos

  1. Lylia, amei, amei! Todas as dicas são preciosas…Vou fazer um galinho com cravos para minha cozinha hoje mesmo.
    Estou voltando de férias a não resisti à chamada do seu post. Na semana que vem o blog volta à ativa.
    Pelo que vejo, o Simples Assim começou 2015 com tudo! Feliz Ano Novo!
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias