Simples Assim

Maracujá e Banana – Excelente dupla para um bolo

Não sei se você é como eu. Enquanto o bolo não sai do forno, fico naquela expectativa se vai crescer, se vai ficar bonito, se vai ficar gostoso… Olho para dentro do forno, segurando a tentação de querer abrir, acendendo a luzinha algumas vezes, sentindo o aroma e imaginando o que vai sair dali a alguns minutos.É sempre uma doce expectativa. Quase sempre eles saem conforme o previsto, mas quando não sai a frustração é grande. Coloco tanto amor, tempo e atenção naquela “produção” que não sair como queria me deixa bem chateada.

Graças a Deus não foi o caso desse bolo que trago hoje.Foi sucesso do começo ao fim. “O aroma que saia do forno era simplesmente irresistível. Imaginem: maracujá e banana. Uma mistura que me deixou até meio desconfiada, mas qual não foi minha surpresa com o delicioso resultado.Além de ficar muito bonito. Pena que não fotografei logo que desenforme. Bem que deveria ter seguido o conselho da Flávia, minha irmã, que quando o viu desenformado, foi logo dizendo:
” Desenforma, tá tão lindo!” .
E eu fui deixar para depois e perdi a chance de mostrar para vocês o quão bonito ele ficou.Falha minha.
Mas ainda deu tempo de tirar alguns “flashes” que vão dar uma ideia de como ele fica.
“A massa é fofinha demais e pouco doce, o que equilibra perfeitamente com a doçura do caramelo”. Como disse a Talita, a autora da receita.
Um bolinho pequeno, despretensioso, simples assim, mas que vai entrar na lista dos bolos a serem repetidos. Gostei mesmo. O azedinho do maracujá com o caramelo das bananas resultou em um sabor muito bom.
Uma ótima sugestão para o café da manhã desse sábado com um fim de semana prolongado pelo carnaval.
E lembrar desses dias já me faz feliz. Refrescar a cabeça, relaxar o corpo e refazer as energias para esse ano brasileiro que, diferente dos demais países , parece começar só depois do carnaval.
Aproveitemos , então, esses dias, para começar 2015 com muita energia, alegria e disposição.
Bom carnaval para todos nós!
Bolo de Banana Caramelada com Massa de Maracujá,receita daqui
Para as bananas caramelizadas:
  • 5 bananas nanicas cortadas em fatias ou rodelas
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
Para o bolo:
  • 3 ovos grandes divididos em claras e gemas
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 100ml de suco de maracujá (usei natural com semente)
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo
1. Em uma panela de fundo grosso, derreta o açúcar e deixe dourar até um caramelo médio. Cuidado pois o açúcar queima com muita facilidade e mesmo depois do fogo desligado a panela continua a cozinhar a calda. Despeje a calda em uma forma com capacidade de 2,5 litros e por cima coloque as rodelas/fatias de banana. Reserve.
2. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
3. Bata as claras em neve e reserve na geladeira.  Peneire a farinha com o fermento, misture bem e reserve.
4. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até obter um creme claro e fofo. Alternadamente, acrescente o suco de maracujá e a farinha peneirada com o fermento, batendo em velocidade mínima só até incorporar. Delicadamente, incorpore as claras em neve, usando uma espátula em movimentos de baixo para cima. Despeje na forma sobre o caramelo e as bananas e leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja dourado. Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.
Outros bolos Simples Assim para animar seu carnaval:
Bolo de Chocolate delicioso assim
Bolo com mousse de limão
Bolo de Abóbora

  1. Lylia querida,
    eu tbm fico na expectativa do bolo crescer, fico só olhando pelo vidro do forno, rsrs.
    Essa mistura da banana e maracujá deve ter ficado bom demais, levarei a receita, pois cada receita de bolo pra mim é única!

    Desejo a vc e a sua família um abençoado carnaval!
    Bjs ♥

  2. Olá, Lylia!!!Como é bom passar por aqui e encontrar tantas delícias!!!! E essa receita é com certeza mais uma daquelas delícias pra gente guardar na memória do paladar e do coração! Esse bolo deve ser gostoso demais!!! Amo essas duas frutas maravilhosas: o azedinho e exótico maracujá, e a doce e encantadora banana! Também adoro fazer a massa do bolo com suco de laranja e colocar umas fatias de banana previamente polvilhadas com açúcar e canela…Fica bom demais também! Parabéns pela excelente sugestão dessa receita e um feriadão maravilhoso e repleto de paz e alegrias pra você e tua família!!!
    Abraço carinhoso pra ti!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

  3. Oi, Lylia! Puxa, como fiquei feliz em ver que você testou a receita!! E mais ainda em saber que deu certo pra você também! Eu também sou ansiosa quando estou assando algo. Coisa mais difícil fazer um pudim, porque demora no forno e ainda tem o tempo de espera na geladeira. rsrs

    Um grande beijo

    Talita

  4. Queridas Chica, Patrícia, Claudia, Andrea, Sil, Teresa, Cristina, Rachel, Priscila, Luísa, ANa Filipa, Talita, Sadhia, Maura, Food and Emotion, Antônio, Vania, Jack e Lèia,
    Que bom vê-los por aqui.São sem um estímulo para eu continuar colocando essas receitinhas simples assim.
    Bj,
    lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias