Simples Assim


Biscoitinho de gorgonzola – petisco para o carnaval

Esses Biscoitinhos de gorgonzola foram um dos aperitivos que preparei para os dias de carnaval.
Sempre que se aproxima um feriado, uns dias de folga , uma das minhas primeiras providências é preparar um cardápio bem gostoso para que os dias em casa sejam ainda mais saborosos. E um dos itens que mais me ocupo são os petiscos: caponatas, conservas, salgadinhos...Isso porque aqui em casa não dispensamos a cervejinha gelada ou aquela taça de vinho.
 É como diz uma amiga:
” Para beber sempre temos uma desculpa: uma cerveja para refrescar os dias quentes e um vinho para aquecer as noites frias”.
Concordo com ela. Uma bebidinha sempre alegra o coração. Está até na Bíblia:
“Fazeis brotar a relva para o gado, e plantas úteis ao homem, para que da terra possa extrair o pão e o vinho que alegra o coração do homem, o óleo que lhe faz brilhar o rosto e o pão que lhe sustenta as forças” (Salmo 103,14-15).
Então vamos nos alegrar…E o carnaval é um ótimo pretexto para isso.Para acompanhar nada como um petisco bem saboroso.
Como esse que trago hoje e é a última sensação aqui em casa. Veio de um cantinho que gosto muito, o Sal de Bolinha, da inspirada Marina Maria, que sempre traz excelentes novidades para nós.
É daquelas receitas fáceis e que você pode sempre ter à mão, é só guardar em um recipiente hermeticamente fechado.
Salgadinho no ponto certo e com aquele gostinho tão bom de queijo gorgonzola . A Marina sugere servir com ” alguma geleia mais azedinha, como frutas vermelhas ou damasco’ e colocar queijo parmesão. Para isso  troque um terço do queijo gorgonzola por parmesão.
Aproveite , então, enquanto não chega o carnaval e já vá preparando essa delícia.

Biscoitinho de gorgonzola *

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 gramas)
– 100 gramas de manteiga (não pode estar muito gelada, nem molinha. Tire da geladeira e use quando estiver começando a ficar macia)
– 100 gramas de gorgonzola
– Pimenta-do-reino moída na hora
Como fazer:
1. Preaqueça o forno a 180 graus e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.
2. Na tigela do processador, coloque todos os ingredientes e pulse até que a massa comece a virar uma bola. Se você não tiver um processador, misture primeiro os ingredientes com as pontas dos dedos, como se fizesse um farofa, e depois amasse tudo junto.
3. Enfarinhe uma superfície e trabalhe a massa algumas poucas vezes para torná-la homogênea. Para formar os biscoitos, você tem duas opções: abrir com um rolo e cortar círculos com um copo ou cortador de biscoito, ou fazer rolinhos com a massa, embrulhar em papel filme e deixar na geladeira para firmar um pouco. Eu cortei com um daqueles copinhos de cachaça.
Depois é só cortar o rolo em círculos de mais ou menos 0,5 cm.
4. Disponha os biscoitos na assadeira forrada e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que estejam com as bordas douradas.
Eu salpiquei folhinhas de alecrim em umas e , em outras, orégano.
Deu essas duas assadeiras.Esqueci de contar quantos…
 Deixe esfriar na assadeira por uns 10 minutos e depois transfira para uma gradinha para esfriarem completamente.
Mantenha em um pote fechado .receita daqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA