Simples Assim


Bolo de Chocolate com creme de limão

Como vocês sabem, sou apaixonada por bolos, por quase todos eles. Gosto tanto que já estou no centésimo segundo bolo aqui no Simples Assim ! Mas os melhores, para mim, são aqueles bem amanteigados. Amo. Quanto mais manteiga melhor. Gosto de bater a massa, vê-la crescer e assistir, do vidro do fogão ele mudando de forma, crescendo, ficando bonito. Mas, tem dias que não dá para fazer “aquele” bolo, mas a vontade de saborear um é bem maior. O que fazer? Em dias assim, escolho os práticos, daquele que mistura tudo e leva para assar ou daqueles de liquidificador que, geralmente levam óleo.Não são meus preferidos, mas cumprem seu papel de adoçarem minha boca e deixar minha cozinha “enfeitada” com sua presença.

Essa foto é a que tinha na revista
E em uma dessas sextas chuvosas e preguiçosas , lembrei do bolo que ainda não tinha feito, e na vontade de saboreá-lo com um cafezinho. Mas não queria sujar muita louça , nem estava podendo ficar muito tempo na cozinha. Também não queria comprar bolo pronto. Raros são os que gosto. Foi então que lembrei de uma receita que tinha visto nos suplementos ” Cláudia Comida e Bebida”, de setembro de 2014,  e que tinha me chamado atenção. Um bolo de liquidificador com cobertura de limão.Receita enviada por uma leitora do Recife, Laís Costa, Diferente , não? E, como gosto de novidades fui experimentá-los. O sabor me surpreendeu e a cobertura de limão combinou muito bem com o chocolate da massa. Só achei um pouco “massudo”, mas depois que li a receita vi que deveria ter reduzido a quantidade de farinha de trigo , pois a receita pedia 3 xícaras e mais  11/2 de chocolate em pó. Da próxima vez reduzi para 2 de trigo e ficou bem melhor.
Mas, é um bolo que recomendo pela praticidade e pelo resultado positivo.Até minha filha, Lívia, que não é muito chegada a bolo, comeu, repetiu e ainda levou para as amigas provarem.
Que nosso fim de semana seja tão bom que queiramos que ele também tenha “bis”.

Bolo de chocolate com creme de limão – receita da Laís Costa

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 1/2 colher de sopa de fermento
  • manteiga e trigo para untar a forma

Como fazer:

  • Colocar numa tigela o trigo,o açúcar,o chocolate e o fermento misturar bem (reserve)
  • Bater  no liquidificador os ovos,o óleo e o leite despejar essa mistura  aos ingredientes secos mexer bem,coloque a massa na forma já untada e enfarinhada.
  • Levar ao forno pré- aquecido a 180 graus por 40 minutos ou até que enfiar um palito saia limpo.

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • suco de 2 limões
  • raspa de limão para enfeitar
  • Dissolver o amido de milho no suco de limão,misturar o leite condensado , levar ao fogo médio até formar um creme homogêneo.
  • Deixe amornar desenforme o bolo depois de frio e coloque o creme por cima do bolo e polvilhe as raspas de limão

Outros Bolos Simples Assim:
Bolo de Banana com Aveia
Bolo de Pão de Mel
Bolo de Cacau e Cerveja Preta

  1. Eu também sou como você Lylia, uma apaixonada por bolos!! Adoro saborear com um cafezinho quentinho. Nunca experimentei bolo de chocolate com cobertura de limão e confesso que não havia pensado nessa combinação, mas seu bolo ficou tão lindo e com uma carinha tão deliciosa que aguçou o meu desejo. Vou fazer essa receita com certeza!! Beijinhos

  2. Olá,Lylia!
    Ah,mais uma delícia destes seus amados bolos!!! Nunca experimentei essa interessante parceria entre o azedinho do limão e a magia do chocolate…Adorei a idéia e certamente vou experimentar!!! Eu simplesmente adoro passear por aqui e me inspirar com estas tuas sempre tão autênticas e saborosas receitas…E o carinho que você põe nelas,certamente é o melhor dos ingredientes!
    Meu abraço grande e carinhoso, e os desejos de um fim de semana lindo pra ti!!!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha")

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias