Simples Assim


Tiramisu – um clássico no aniversário das Harmoniosas

A vida é surpreendente, nos prega surpresas tão especiais que esquecemos dos problemas, dos” poréns”  e temos a sensação de que a vida é bela, sim. E feliz. Sábado passado tive um dia assim: tão especial, tão cercado de carinho, emoção e amizade que sai com a gostosa sensação de que a vida vale a pena por nos proporcionar momentos assim.
Dia de festa, de soprar velinhas, de abraçar, brindar, comer, beber e comemorar. Quatro anos de uma amizade muito especial ! Quem diria! Tão especial que fazemos questão de comemorar a cada ano que passa, pois na loucura dessa vida amizade verdadeira é algo para ” se guardar do lado direito do peito” e soltar fogos. Assim é a amizade desse grupo ” Amigas em Harmonia” que já falei tantas vezes por aqui.


O fato de nossa amizade ir se fortalecendo com o passar do tempo faz com que nossa festa seja ainda melhor. Um dia inteiro dedicado a brindar as coisas boas da vida: amizade, comida, bebida, alegria. Só tem hora para começar – meio dia – mas se estica pela noite adentro com boas risadas, troca de presentes, “discursos” e outras “emoções”. E, tudo isso com um cenário de sonho que é a linda casa da Patrícia que nos recebe de braços abertos e faz com que nos sintamos em casa. Para ela meu especial agradecimento.

Fazer uma postagem sobre esse evento não é fácil, são tantos detalhes que fica difícil priorizar aquilo que merece vir aqui. Na verdade , tudo merece. Por isso resolvi contar nossa festa em capítulos. Lembrando da frase que estava estampada na minha camiseta do II Encontro Gourmet ” A vida é curta, comece pela sobremesa”, é com ela que vou abrir esse relato.

Agora o dilema:  Por qual começar ?
O bolo festivo da cake designer, Andrea, estava simplesmente divino, além da sobremesa deliciosa de ameixa, da Tatiana e um Tiramisu para ficar na memória, feito pela Tânia. Entre eles optei pelo Tiramisu, uma sobremesa que tanto gosto. Mas não se preocupem, pois as outras também vão aparecer por aqui.
Confiram o cardápio e digam o que gostariam de ver no Simples Assim:
  1. Dip de alcachofra
  2. Entrada de cogumes
  3. Conchglionni recheado
  4. Frango com Camarão Tailandês
  5. Arroz Festivo
  6. File suíno ao molho madeira com purê de maçãs
  7. Bacalhau à moda da Jana
  8. Escondidinho de Linguiça de Frango com batata baroa
Tiramisu da Tânia – do jeitinho que ela me enviou

Ingredientes:

  • 5 claras em neve
  • 5 gemas peneiradas
  • 1 lata de leite condensado
  • 390 g de queijo tipo mascapone (pode ser trocado por philadelphia cream cheese ou outro queijo cremoso exceto ricota)
  • Usei 2 pacotes e meio de biscoito tipo champagne
  • café bem forte suficiente para molhar os biscoitos  (sem açúcar)
  • 1 dose  de licor (chocolate, café, amêndoa, ou conhaque)
  • Chocolate em pó ou cacau em pó para polvilhar por cima
Como fazer o creme:
  • Misture o queijo mascarpone e o leite condensado,
  • Adicione então  as gemas peneiradas até formar um creme, em seguida acrescente as claras gentilmente.
Montagem
  • Em um refratário (eu fiz em forma desmontável, para poder ficar vestido para festa), vá intercalando o creme com os biscoito molhados bem rapidamente no café com o licor, assim:
  • 1 camada de biscoito, 1 camada de creme, a última camada tem que ser de creme.
  • Leve à geladeira, por mais ou menos 6 horas
  • Quando for servir, polvilhe por cima o cacau  ou chocolate em pó.

 

 

  1. Esse encontro é literalmente delicioso!
    Que venham muito mais momentos como esse para vocês Harmoniosas!
    Gostaria de ver a receita de Escondidinho de linguiça de frango com bata baroa, deve ser uma maravilha, assim com esse Tiramisu hummmm!
    bjus amiga!

  2. Que delicia de encontro Lylia, é sempre muito bom celebrar a amizade, em meio a tanta alegria e harmonia, saboreando tantos pratos deliciosos. Adorei as fotos. Parabéns e que essa amizade se fortaleça a cada ano que passa. Esse tiramissu está de babar. Beijinhos

  3. Lylia, querida.
    Estarmos reunidas é sempre uma grande emoção. Seu alto astral é contagiante, o que acrescenta mais alegria aos nossos encontros ! Foi maravilhoso ter as Harmoniosas celebrando mais um ano de amizade. Você bem sabe o quanto é bom recebê-las, pois sua bela casa sempre é palco de nossas reuniões. Adorei o post. Obrigada!
    Patrícia

  4. Querida amiga, bom dia!
    Que maravilha o teu grupo de amigas!
    Bom demais reunir-se com pessoas interessantes, com os mesmos interesses e bater um bom papo saboreando tantas comidinhas deliciosas.
    Gostei muito dessa receita de tiramisù, pois achei diferente o uso do leite condensado e a apresentação ficou linda.
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

  5. Que delícia!!!

    Nada como um encontro desses para festejar a vida, a alegria, a amizade.

    Todas devem ser muito especiais como você.

    Amei saber e ver as fotos da alegria estampada em cada rostinho.

    Sobre o cardápio você podia colocar TODAS as receitas…kkkk

    Um gde beijo
    Isabela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias