Simples Assim


Terrine de queijo, limão e geleia – Leve e gostosa

Promessa é dívida. Mesmo que às vezes a promessa dê algum trabalho…Assim foi com a rabada que meu marido prometeu às harmoniosas em um dos nossos encontros gastronômicos.

Festeiras, como somos nós, estamos sempre à espera de um pretexto para promover um dos nossos deliciosos encontros regados à boa comida, bebida e alegria. E, quando meu marido falou da ‘famosa” rabada que ele preparava, todas ficaram com água na boca e esperavam ansiosas o tal dia.

Difícil era conciliar as agendas. Uma podia , a outra sugeria outra data…Enfim, para não adiarmos mais fixamos o dia 18 de julho. Quem pudesse, seria muito bem vindo. E, dessa vez seria um encontro diferente: todos os maridos, namorados também estavam convidados. Afinal a rabada seria preparada por um deles.

O tal dia chegou, mas antes, uns três dias, a preparação começou aqui em casa. Meu marido comprou uns rabos super especiais e começou a curtir seu preparo.

Bem, mas esse é assunto para outro post, pois vou fazer questão que ele conte tim-tim por tim-tim como fez aquele prato que tanto encantou meus amigos. Eu não posso dar opinião, pois, aqui p’rá nós, não gosto de rabada, para desgosto dele que preparou com tanto carinho.

Terrine de queijo, limão e geleia. Essa foi uma das entradas do almoço regado à uma legítima rabada que meu marido preparou para as queridas Amigas em Harmonia.
Ela foi levada pela “gravidinha” Lídia. Uma delícia: leve com o azedinho do limão siciliano e com o docinho da geleia. A inspiração, segundo ela, veio do ótimo Sabor Sonoro. Ideal para servir antes de algo substancioso como o que seria nosso almoço.
Ainda como entrada, tivemos os tomatinhos assados, levados pela Leili, que também preparou um gostoso queijo labne com zatar, e o patê assado de cebolas, levado pela nossa cake designer Andrea, Esses aperitivos acompanharam nossos drinks e abriram, ainda mais, nosso apetite, para o que viria a seguir.
Foi mais um dos nosso encontros para ficar na nossa história de amizade, gastronomia e alegria provando, mais uma vez que comida aproxima, agrega, alegra e une.
Obrigada a todos que partilharam desse momento conosco, inclusive as crianças que deram o ar suave e divertido e ao meu querido marido que deu o melhor de si servir para fazer daquele encontro algo muito especial.
Aguardem  as próximas postagens sobre o evento que trarão a receita da rabada em si, mais aperitivos e as deliciosas sobremesas.
Ah! Essas lindas imagens foram clicadas pela querida Leili, que está cada dia mais caprichando na arte fotográfica.
No sentido horário , a Lídia, a Ana Christina e as queridas crianças harmoniosas, a caipirosca de tangerina e eu, a Ana Christina, Ana Carol e Janaína

Terrine de queijo, limão e geleia – receita daqui e enviada pela Lídia

Ingredientes:

  •  300g cream cheese
  •  Raspas e suco de 2 limões sicilianos
  •  1/3 xícara (chá) de folhas picadas de manjericão
  •  1 lata de creme de leite integral (sem o soro)
  •  Sal a gosto
  •  150g de geleia de cassis (ou frutas vermelhas)
  •  Frutas vermelhas e pistaches para decorar

Preparo:

  • Na batedeira ou manualmente misture o cream cheese, creme de leite, sal, manjericão, suco e a raspa dos limões até ficar bem homogêneo.
  • O objetivo é ter uma pasta com consistência bem firme, por isso é importante descartar o soro e não usar um creme de leite light ou com baixo teor de gordura. Na verdade o ideal seria o creme de leite fresco.
  • Use uma forma de bolo inglês ou um recipiente para terrine de +- 20 cm de comprimento.
  • Cubra com um filme de pvc untado com azeite e acrescente a pasta sobre o filme. Pressione para que ocupe todo e espaço.
  • Leve para geladeira por pelo menos 4 horas, fazer na noite anterior é ainda melhor.
  • Na hora de servir tire da forma com cuidado, coloque uma camada generosa de geléia e decore com as frutas vermelhas e o pistache
Em sentido horário: as crianças curtindo o jardim, Tati e o encantador Calebe, Lídia, Andrea e Janaína e  “a” rabada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias