Simples Assim


8 dicas para uma ceia de Natal perfeita

Com essas 8 dicas para uma ceia de Natal perfeita espero lhe ajudar na preparação de sua festa.
Nestes dias que antecedem o Natal, tenho recebido muitos e-mails, pedindo sugestões para a ceia. Desde o cardápio, a disposição dos pratos, dos talheres, da decoração…enfim, de todos os detalhes que fazem deste momento uma Noite Feliz. 
Resolvi, então, contar como faço a minha ceia, a minha noite de Natal. Tudo Simples Assim, mas feito com muito amor e carinho. Procuro não complicar, meu lema em tudo na vida é o “Simples Assim“, o que facilita muito o trabalho.
Como gosto muito de Natal, vivo intensamente cada dia que antecede essa festa. Natal, para mim, não é o dia 24, e sim todo o mês de dezembro.
Mas, para que tudo saia como desejo, algumas coisas são fundamentais, como:
1- Planejamento
Como falei no meu vídeo, é muito importante um planejamento prévio, para que tudo saia do jeito que queremos. Para isso, tenho comigo um caderninho com todas as providências: presentes, cardápio, a decoração, músicas, mensagens. E cada dia, vou atualizando as informações. O melhor é quando vou colocando um X nos itens concluídos. Menos um.
2 – Cardápio
Simplifique. Pense em aperitivos para antes da ceia: duas opções para o prato principal – pois alguém pode não gostar do tradicional peru.
Geralmente, faço algo com frutos do mar, ou uma massa, uma salada, de preferência, um salpicão, muito apreciado nesses momentos e um acompanhamento, tipo uma quiche, umas batatas gratinadas ou uns legumes variados.
Calcula-se cerca de 550 g por pessoa, sendo que crianças comem menos e alguns adultos, mais. Dois perus, de 5 kg cada um, servem, por exemplo, para aproximadamente 24 pessoas. Cuidado com receitas muito exóticas, pois podem não agradar a todos os paladares.
Para a sobremesa, tenho sempre duas ou três opções. Algo com chocolate, pois a maioria gosta, o tradicional bolo com frutas e umas frutas da época. Sempre tem alguém que não quer uns quilinhos a mais…Aqui no blog tem várias sugestões. Pense também em uns biscoitinhos ou chocolates para o cafezinho e o licor.
3- Compras
Com o cardápio definido, faça o possível para fazer as compras, com pelo menos 4 dias de antecedência. Com isso, você evita o corre corre de última hora e já pode ir começando a preparar as comidinhas.
4 – Como arrumar a mesa:
Se os convidados forem muitos, uma sugestão prática é o serviço de bufê à americana. Assim, todos ficam à vontade e podem se servir em uma mesa central, onde os pratos salgados estão dispostos.
As sobremesas devem permanecer em uma segunda mesa. Pratos, talheres e guardanapos ficam na mesa dos convidados ou em uma à parte.
Se possível, prepare uma para as crianças, já que não se adaptam muito a esse tipo de jantar. Dê um toque pessoal na decoração. Pequenos detalhes – uma vela, umas bolas – deixam o ambiente bem mais festivo.
 Caso não tenha mesa para todos, é importante providenciar apoio de colo e/ou bandejas de colo;
5- Que horas servir?
Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios, frutas secas, frutas oleaginosas.
6 –  As bebidas
As bebidas devem ficar à mão. As geladas podem ser conservadas em bonitos recipientes com gelo. Na hora de comprá-las, deve-se levar em consideração o número de adultos que ingerem álcool e os que não (incluindo as crianças).
A partir disso, adquira pelo menos três tipos de bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e champanhe), além de refrigerante, suco e água (gaseificada e natural), aproximadamente 500 ml por convidado (refrigerante e/ou suco);
Faça uma coletânea com músicas natalinas e também com as suas preferidas (seja eclético para agradar a todos).
7 – Sobre os presentes
Não se estresse com isso. Este ano, por exemplo, fiz todos os presentes que vou dar. Além de reduzir o custo, você coloca um pouco de você em cada um deles .Os de cima são umas geléias de pimentão feita na cozinha do Simples Assim.
8 – Uma mensagem
Uma reflexão sobre a data sempre é importante: une, agrega. Mesmo que os convidados não professem a mesma fé a mensagem de amor é universal. Escolha algo bonito, sucinto e que toque os corações.
No mais, é aproveitar esta data que nos lembra a cada ano que o amor é o sentimento mais importante do mundo e que um menino nasceu para nos mostrar isso.

  1. Lylia querida,
    Parabéns pelas dicas!
    Que bom que pude ver sua postagem e inseri-la em meu blog antes de partir hoje para o Cruzeiro de Natal (meu primeiro). Estou aqui na terrinha do meu marido (RJ) e aqui passaremos o Ano Novo. Este ano será bem diferente, mas sempre maravilhoso com minha família.
    Deixo aqui um enorme abraço para você, Flávia, Cinthia e todos os familiares e um especial 2016 com sucesso, saúde e a realização de todos os sonhos.
    Bjs
    Sil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA