Simples Assim


Receita para uma vida mais leve – 5 dicas para uma terceira idade saudável

 

Sempre digo que envelhecer é uma arte.Saber envelhecer com alegria, dignidade é um desafio que deve ser encarado ainda quando estamos distante de chegar na chamada melhor idade.Com meus pais idosos tenho visto de perto essa realidade e procurado conhecer melhor o assunto para ajudá-los a atravessar essa fase como também para me preparar para bem vivê-la.E é sobre isso que vou falar hoje no “Receita para uma vida mais leve”. Quando li um artigo com dicas para para proporcionar mais qualidade de vida aos mais velhos, achei tão interessante que resolvi trazer para você. Pequenas coisas que vão nos ajudar a viver com mais leveza esses anos.
Que nosso fim-de-semana seja leve, alegre e cheio de boas surpresas.

1. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática regular de exercícios físicos contribui em diversos fatores na vida do idoso. Da prevenção de doenças como hipertensão e osteoporose à melhora no humor e na auto-confiança, o esporte está diretamente relacionado à qualidade de vida na terceira idade.

2. Mantenha-se ocupado

Um dos grandes problemas na terceira idade, responsável pelo aumento dos casos de depressão, está relacionado ao ócio. Antes com uma rotina agitada e atribulada, que incluía trabalho, estudo e família, agora o idoso tem muito tempo livre e menos preocupações.
Buscar diferentes ocupações é fundamental para sentir-se útil e dar sentido à vida. Pode ser ensinando o que você aprendeu ao longo da vida, praticando algum esporte, descobrindo novas opções de lazer ou mesmo contribuindo para a sociedade, em projetos que ajudam as pessoas mais necessitadas.

3. Participe de atividades sociais

Os bingos são famosos na terceira idade, não em virtude da premiação ou do jogo em si, mas da convivência social obtida com a prática.
Para maior qualidade de vida na terceira idade, não hesite em procurar atividades sociais que estimulem a convivência, pois, além de diminuir uma possível solidão, essa atitude aumenta sua disposição e bem-estar social.

4. Atenção à alimentação

Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, sem abusar de alimentos hipercalóricos, é fundamental para controlar o peso e evitar a obesidade, que é fator de risco para um série de doenças. Para aumentar a qualidade de vida na terceira idade, prefira frutas e vegetais. Descubra novas receitas e experimente incluir mais variedades no cardápio.

5. Conviva mais com a família
Com mais tempo livre, que tal aproveitar os últimos anos de vida ao lado de quem você mais gosta? Conviver com os netos é uma das atividades preferidas dos idosos, pelo contato com a juventude e pela oportunidade de poder ensinar algo do que a vida ensinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias