Simples Assim


Receita para uma vida mais leve – Os 3 estágios da gratidão

Gratidão é uma das palavras que mais tenho ouvido e falado nos últimos dias.Tenho descoberto, com leituras, exemplos, que o ato de agradecer faz muito bem a alma.É incrível a sensação de bem estar que sinto ao reconhecer o quanto há para ser grata.Depois que descobri isso tenho me pegado em vários momentos do dia dando graças por um sem – número de coisas que antes me passava despercebida.É uma questão de hábito.É só praticar. Várias pesquisas, inclusive, comprovam isso.Uma delas, por exemplo, descobriu que como a gratidão é  algo totalmente não-físico pode alterar a atividade física do cérebro. A lição é que o cérebro responde ao retorno positivo e envia mensagens de melhoria de vida para todas as células do corpo.Que tal?

Vamos , então, ativar o poder da gratidão em nossa vida. Um artigo que li outro dia apontava 3 estágios para isso.Vamos conferir:
1 – Sentir-se grato pelas coisas boas de sua vida
Todos temos algo por que ser gratos.Para transformar esse sentimento em algo mais do que um momento passageiro, você precisa tornar a “atitude de gratidão” mais contínua. Manter um pequeno diário, como diz o estudo a respeito da gratidão, basta para desencadear os benefícios de saúde que a gratidão traz, e representa um bom começo para qualquer um.
2 – Expressar sua gratidão às pessoas que melhoraram sua vida
Este é mais desafiador. É difícil se expressar para outra pessoa, especialmente porque muitos pensam que se abrir e expressar seu apreço lhe deixa mais vulnerável. É mais fácil se fechar dentro de sua concha. Mas quando você expressa gratidão a outra pessoa, forma-se um vínculo emocional, e vínculos emocionais são uma das principais características de pessoas verdadeiramente felizes. Alguns dos primeiros estudos de corpo-mente mostraram como a solidão e o isolamento – o oposto de conectar com outros – levaram a uma piora na saúde e a um risco maior de mortalidade.
3 – Adotar um comportamento novo como resultado da interação com aqueles que ajudaram você
Este é o mais poderoso porque muda o futuro das pessoas. Quando sua gratidão leva você a mostrar mais compaixão, menos julgamento e a valorizar mais sua própria vida, você está preparando o palco para anos de reforço positivo. Ao adotar a gratidão como sua posição padrão, por assim dizer, você diz a seu cérebro que o retorno positivo superará o negativo. Ao agir de forma consistente com sua atitude de gratidão, você estabelece um plano que, ao longo do tempo, leva a mudanças cerebrais que trazem benefícios de longo prazo.

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias