Simples Assim


Terça das dicas – 10 dicas para cozinhar bem uma massa

Parece simples assim mas não é. Cozinhar uma massa no ponto, ou seja  al dente, tem seus segredinhos. E para atender a muitos pedidos trago hoje 5 dicas que vão acabar de vez com suas dúvidas sobre o cozimento de uma pasta.
Os cuidados começam antes mesmo do cozimento.
1 – Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 gramas de massa (macarrão) crua. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 250 gramas.Para cada 100g de massa, o ideal é utilizar 1 litro de água para cozinhar, portanto, para 500g o correto é que se utilize cinco litros de água. Use sempre uma panela grande para o cozimento.
 
 2 – Não adicione azeite na água: Um dos mitos sobre cozinhar macarrão é que devemos adicionar óleo ou azeite na água para evitar que grude. Na verdade,para que ele não grude o ideal é mexer de vez em quando para separar os fios e a água deve estar fervendo antes de colocar o macarrão.
3 – Não quebre as massas longas, como o espaguete, ao colocá-las na água.
4 – Não lave o macarrão em água fria .Dessa forma você vai tirar o amido e o molho não vai grudar na massa. O que você deve fazer é tirar o macarrão antes de completar o cozimento, pois enquanto quente ele ainda esta sendo cozido, então adicione um pouco de azeite e mexa bem para que ele fique soltinho e deixe esfriar naturalmente.
5 – Sempre que cozinhar macarrão deixe para colocar o sal apenas quando a água já estiver fervendo, pois o sal faz com que a água demore para entrar em ebulição.O ideal é colocar sal grosso.
6 – Quando fizer macarrão alho e óleo separe uma colher de sopa da água do cozimento e adicione na panela junto com o molho antes de adicionar o macarrão, isso vai fazer com que o molho grude no macarrão.
7 – Ao cair na água, a massa deve ser movimentada ligeiramente com o auxílio de uma  colher para que cozinhe igualmente.

8 – A panela deve ficar destampada durante o cozimento.

 9 – Para saber se a massa chegou ao ponto certo, não há melhor regra que aquela de extrair um fio/pedaço e mastigá-lo para ver a sua consistência. Tem gente que gosta de fazer o “teste da parede” : jogue um fio do macarrão na parede de azulejo. O ideal é que o fio escorra. Se grudar, significa que já passou do ponto, se cair, ainda não está pronta.
 10 – A massa deve ser servida, de preferência, imediatamente após o cozimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias