Simples Assim


Terça das dicas – 8 frutas e como comprá-las corretamente

Outro dia estava no mercado e uma jovem se aproximou de mim e perguntou:
” Você sabe como escolhe abacaxi? Nunca acerto.Sempre que compro ou tá estragado ou azedo, como faço.”
Depois de explicar direitinho lembrei que, como ela, muitas pessoas ficam na dúvida quando vão comprar uma fruta: se está madura, se está no ponto, se já está estragando..E, logo pensei:
” Na próxima terça das dicas vou falar sobre como comprá-las corretamente.”
Uma regra que não tem erro é dar preferência às frutas da estação, pois elas sempre estão em melhores condições e preços que as outras.
Confira essas dicas e depois me conte o resultado. Espero que você leve frutas doces e saborosas para a sua casa.
Abacate
A fruta deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.
Abacaxi
O cheiro é um bom sinal de que a fruta está boa. Se é agradável, adocicado, está no ponto. Pressione com os dedos e, se estiver muito duro, ainda está verde. Confira se a casca está dourada e puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro.
Banana
Melhor que não esteja verde nem totalmente madura. Frutas muito maduras têm mais açúcar que fibras. A parte amarela da casca deve predominar sobre a preta.
Maçã
Rode na mão para ver se não há machucados na casca. Neles, os microorganismos podem se desenvolver. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.
Pera
Se a casca está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pera estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.
Laranja
Prefira as mais pesadas, porque têm mais sumo. A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais cor de laranja a casca, mais doce. Para as laranjas de casca amarelo-forte, as manchas de cor marrom mostram que estão doces e com mais suco.
Mamão
Confira se a fruta está macia e sem pontos de bolores na casca.Ela deve ser colocada entre as mãos e os dedos apertá-la suavemente. O mamão está macio (não muito) e não cede totalmente à pressão dos dedos. Muitas pessoas gostam de comprá-lo dessa forma para que amadureça em casa. O sabor do mamão nesse estado é suavemente menos doce que quando amadurecido por inteiro. Para amadurecer por inteiro, conserve em temperatura ambiente e na luz natural.
Manga
Ela deve estar macia ao toque, sem que a casca se rompa quando pressionada.
Melão
É uma das frutas mais difíceis de escolher porque possui a casca dura. Para começar, ela deve estar perfeira, firme, amarela, sem machucados ou partes amolecidas. Ao apertar a extremidade oposta ao caule esta deverá ceder levemente e ao ser sacudido se as sementes estiverem soltas, indica que este está pronto para o consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias