Simples Assim
bolo-de-maracuja-capa
 Eu não gosto de suco de maracujá, além de não me fazer bem.Mas bolo de maracujá…! Adoro. Dá para entender?E também não me faz mal. Eu também não entendo. Já fiz alguns bolos com essa fruta e partilhei com vocês. Todos aprovados.Como bolo de laranja, de limão, tenho várias versões deles, gosto de experimentar suas variações.Outro dia o maracujá estava com um bom preço no mercado e pensei logo em um bolo.Saí procurando uma receita diferente das que já tinha postado e me deparei com essa da Lena Gasparetto que tem doces fantásticos.O bolo que me encantou era recheado e com cobertura, mas como queria um simples para o café da manhã do fim de semana fiz sem esses acréscimos.Coloquei apenas uma caldinha que ela recomenda.
O bolo ficou delicioso: macio, fofinho, com o sabor acentuado da fruta e com os croc croc dos carocinhos.Tem gente que não gosta.Se é o seu caso, não tem problema eliminar.
É daqueles bolos para entrar no rol dos “certeiros” e voltar sempre para a minha cozinha.
Que nosso fim de semana seja de muito sabor, cor e alegria.
Bolo de Maracujá – receita daqui
Ingredientes:
– 4 ovos
– 2 xíc. de açúcar
– 1 xíc. de manteiga ou margarina sem sal
– 3 xíc. de farinha de trigo peneiradas
– 2/3 xíc. de suco integral de maracujá fresco para a massa + 1/3 de xícara de água mineral (eu coloco a polpa da fruta fresca no liquidificador, bato e peneiro) – SEM ÁGUA
– polpa de um maracujá (com as sementes)
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– Pitada de sal
Como fazer:
– Pré-aqueça o forno a 180 °
– Na batedeira, bata em creme a manteiga e o açúcar.
– Acrescente os ovos inteiros, um a um, e continue batendo.
– Bata na velocidade máxima por uns 3 minutos, raspando as bordas da tigela.
– Alterne (na velocidade mínima) o suco de maracujá, a água mineral, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal. Por último, a polpa com sementes, de um maracujá. Bata só para misturar. Despeje na forma untada com manteiga, forrada com papel-manteiga, untada novamente e enfarinhada.
– Asse em forma redonda com aro removível de + – 26 cm de diâmetro por mais ou menos 45 minutos ou até enfiar palito e sair limpo. (coloque-a dentro de uma assadeira maior para não queimar o bolo por baixo, se for de aro removível, que são mais finas).
da cobertura com sementinhas:
– ½ xícara de polpa de maracujá com as sementes
– 1-1/2 xícaras de água
– 2/3 de xícara de açúcar
– 1 colher (sopa) de amido de milho, dissolvida num pouco da água da receita (cerca de 1/2 xícara)

Como fazer:

 – Numa panelinha coloque a polpa com semente do maracujá, a água e o açúcar e o amido dissolvido.
– Deixe ferver em fogo baixo por uns 5 minutos ou até engrossar (mexendo sempre).
– Reserve na geladeira para utilizá-la gelada.
bolo-de-maracuja-de-cima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias