Simples Assim


Terça das dicas – 6 maneiras de reaproveitar alimentos

reciclar
Desperdiçar alimentos? Jamais! Principalmente em tempos de crise , como o que estamos vivendo.Mais do que nunca é hora de ficarmos bem atentos para que nada vá para o lixo.Pensando nisso achei que você gostaria de conhecer algumas dicas para reaproveitar alguns alimentos que, muitas vezes, esquecemos na geladeira ou na despensa.Vamos conferir?
cafe

1. Pó de café

Café moído, antes ou depois de usar, pode ser usado para resolver uma porção de situações. Portanto, antes de jogá-lo fora, você pode usá-lo para:
– Espantar as formigas simplesmente espalhando um pouco de café nos locais onde você viu grupos desses insetos. Funciona como ótimo repelente.
– Para fertilizar plantas, você pode espalhar café moído em solo ácido.
– Para neutralizar mau cheiro do freezer, coloque nele uma tigela de café moído (pode também acrescentar algumas gotas de essência de baunilha).
– Para remover cheiro de comidas das suas mãos, recomendamos esfregá-las com café moído, lavando-as em seguida.
– Para espantar as pulgas do seu cachorro, lave-o, esfregue café moído no seu pelo e lave-o novamente.

cascas23

2. Casca de frutas cítricas

Além de nos proporcionarem vitaminas essenciais, as cascas das frutas cítricas são bem úteis. Elas ajudam a espantar insetos, bem como neutralizar odores de mofo. Use cascas raladas para esfregar em superfícies que atraem insetos voadores ou formigas.
Outra opção é colocar as cascas no liquidificador, acrescentar um copo d’água e moer até obter uma mistura pastosa. Coloque essa mistura nos morrinhos de formigas ou na entrada da casa.
Para livrar-se do cheiro de mofo, ponha a casca de uma laranja em um saquinho de pano e pendure-o dentro dos armários de roupas e/ou sapatos. Você também pode jogar as cascas de frutas cítricas na lata de lixo para neutralizar odores desagradáveis.
banana

3. Bananas passadas

Bananas maduras demais, que já passaram do ponto de serem comidas in natura, podem ser aproveitadas em bolos, pães ou mesmo em doce.Aqui no blog tem várias opções deliciosas de bolo de banana.

4- Batatinhas chips

Salgadinhos como batatas chips ou biscoitos cream crackers são caros e é bem chato quando acontece de um grande pacote ficar muito seco depois de poucos dias. Entretanto, em vez de jogá-los fora, coloque-os no forno de micro-ondas por 10 segundos. Eles farão uma viagem de volta no tempo e voltarão com alto nível de crocância.
Outra opção é preaquecer o forno comum a 200 oC, colocar os chips ou crackers sobre uma camada de papel manteiga e assar por 1-2 minutos.

Cuidadosamente, tire-as do forno quando começarem a ficar douradas, e a crocância voltará.

5. Farelo de biscoitos

Antes de jogar fora pacotes de pretzels, croutons, cereais, crackers ou outros salgadinhos que têm farelos, recolha-os e coloque-os em um saco plástico maior, triturando os farelos com um rolo de macarrão. Você poderá então usá-los em outros pratos (como empanados) ou colocá-los no freezer em pedaços maiores e cozinhá-los levemente para fazer novos salgadinhos.

cubed-bread

6. Pão velho

Não jogue fora o pão velho! Você pode transformá-lo em farinha de rosca ou em deliciosos croutons para sua salada ou sopa, ou mesmo em petiscos , como já ensinei aqui.
Outras dicas Simples Assim:
Quatro chefs contam suas dicas
Os detalhes para uma feijoada perfeita
Dicas para uma vida diversificada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias