Simples Assim


Terça das dicas – 9 dicas para gastar menos no supermercado

supermercado2
Susto. É o que sinto a cada vez que entro no supermercado e percebo o aumento indiscriminado nos produtos. Sempre tem um vilão que, segundo os especialistas, é o responsável pela alta na inflação..Ultimamente tem sido o azeite de oliva.Você já reparou como ele subiu ? E a cebola? O tomate? É realmente assustador, pois os  gastos com alimentação, segundo o IBGE, representam quase 30% do orçamento familiar !  O que fazer para que nosso dinheiro renda mais um pouquinho nas nossas compras? Hoje vou partilhar com você 9 dicas que tem me ajudado nessa difícil, mas não impossível tarefa.
Vamos conferir?
images-3

1. Faça uma relação do que você tem na despensa:

Quantas vezes você comprou um item no supermercado e, quando chegou em casa, percebeu que já tinha um igual na despensa? Para poupar o seu dinheiro, faça um balanço da sua despensa, geladeira e congelador, uma vez por mês. Assim, você terá uma noção melhor de quais itens você precisa reabastecer e quais prateleiras ignorar no mercado (o que também ajuda a não comprar outros itens daquela seção apenas por impulso).

2. Planeje as refeições baseando-se em anúncios:

Sempre é possível encontrar boas promoções no supermercado, por isso, ao invés de planejar a sua refeição semanal e, em seguida, procurar descontos, veja quais ofertas estão disponíveis e então planeje o menu semanal baseado nelas. Dessa forma, você pode preparar as refeições da família por até metade do preço.

3. Faça uso do que você já tem em casa:

Você sabia que nós jogamos fora, em média, 25% dos alimentos que compramos? Para evitar que o alimento se transforme em dinheiro desperdiçado, faça uma espécie de triagem da sua geladeira e despensa uma vez por semana, prestando atenção nos itens que estão prestes a sair da validade. Coloque estes itens em um local designado e fácil de ver, para lembrar de consumi-los antes do que é mais novo.

4. Limite suas idas ao mercado a uma vez por semana:

É lógico que quanto menos você compra, mais você economiza. Criar o hábito de ir às compras apenas uma vez por semana irá reduzir as compras por impulso e, além disso, fazer menos viagens ao mercado também ajudará a economizar gasolina!
com-filhos

5. Vá ao mercado sozinho:

Você sabia que quanto mais pessoas estão com você, mais suscetível você está a fazer compras por impulso? De acordo com um estudo do Marketing Science Institute, cerca de 65% dos itens no nosso carrinho de compras quando estamos com mais pessoas não são planejados. Então, para economizar mais dinheiro, deixe a família em casa.

6. Faça um lanche antes de ir:

O cheiro de frango assado, pães fresquinhos e outras delícias pode ser tentador demais quando fazemos compras em um supermercado. De acordo com um estudo no Journal of Consumer Research, se você está com fome, sentir esses cheiros aumenta a probabilidade de compras por impulso. Se você não tiver tempo de comer antes de ir ao mercado, logo que entrar cheire uma folha de hortelã – isso irá ajudar a saciar a fome.

 7. Evite as prateleiras do meio:

Pode ser difícil acreditar, mas empresas pagam os supermercados para colocar seus produtos no nível dos olhos. Assim, para evitar itens e marcas caras, preste mais atenção às prateleiras bem altas e bem baixas – as melhores ofertas geralmente estão localizadas lá.
ervas-aromaticas

8. Plante suas próprias ervas:

Ervas e temperos podem sair muito caro e, muitas vezes, acabam estragando antes que você tenha a chance de usar tudo. Em vez disso, tenha em casa uma pequena horta em vasos, com ervas frescas como salsinha e cebolinha. Dessa forma, você terá sempre ervas frescas à disposição, sem desperdiçar nada!
promoc%cc%a7a%cc%83o

9. Compre o que está na época:

Comprar produtos na estação certa pode lhe ajudar a economizar até 50 %! Uma boa ideia é comprar frutas apenas quando estão em época, com o preço mais baixo, e congelar para apreciá-las durante todo o ano. Isso também vale para outros alimentos em oferta.
Outras dicas Simples Assim:

  1. Oi Lylia
    Faço compra grande uma vez ao mês, meu marido recebe ticket alimentação e eu aproveito pra comprar tudo que for necessário, faço uma lista prévia do que já tem na despensa de alimentos, itens de limpeza e higiene pessoal. No dia a dia vou comprando, os perecíveis- iogurte,queijo,sem falar nas verduras e frutas.
    Desta maneira vou economizando daqui e dali.
    Muito boas dicas você nos passou.
    Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA