Simples Assim


Terça das dicas – 7 termos culinários e seus significados

cooking

A culinária é muito rica em termos e expressões que, na maioria das vezes, é desconhecida por grande parte das pessoas.Uma vez, em uma receita, coloquei ” assar em banho-maria”, e recebi um e-mail perguntando o que era banho-maria.Percebi, então, que seria interessante em uma Terça das dicas, falar sobre algum desses termos para facilitar nossa vida. Que tal? Hoje, então, trago 7 expressões muito usadas e seus significados. Com certeza, vai nos auxiliar na compreensão de algumas receitas.

Ah! Você já sabe da novidade do Simples Assim? Vou começar a dar aulas de culinária com a culinarista, Fátima Nunes, do Ateliê de Gastronomia. Para quem mora em Brasília é uma excelente oportunidade de experimentar a cozinha Simples Assim.A primeira aula vai ser no dia 4 de agosto com um cardápio para o almoço do Dia dos Pais. Ficou interessado? Mande um e-mail para mim que terei o maior prazer de lhe dar todas as informações: lyliadiogenes@gmail.com

Confira o que você vai aprender:

Entrada –
Salada caprese no palito
Rocambole de abobrinha
Salada com molho especial
Prato principal
Arroz piamontese e Picadinho de filet ao molho de cerveja preta
Sobremesa –
Torta de chocolate com morango
Tudo será degustado na aula!

Uma terça cheia de novidades para todos nós!

O que é banho-maria?

banho-maria

– É o nome dado ao processo de aquecer ou cozinhar lentamente qualquer ingrediente, mergulhando em água fervente o recipiente que a contém.

O que é besuntar?

pincelar

– Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.

O que é apurar?

– Apurar é ferver um alimento, evaporando o líquido nele contido para reduzir o seu volume e concentrar o seu sabor.

O que é curtir?
– É fazer com que o alimento tome fortemente o sabor de um molho ou bebida alcoólica. A carne, por exemplo, pode ser curtida em vinha d’alhos.

carne-temperada

O que é demolhar?
– Demolhar ou deixar em demolho é manter o alimento em água, durante um tempo, para amolecer ou perder o excesso do sal.

demolhar

O que é escaldar?
– Escaldar é despejar um líquido fervente sobre um alimento ou ainda mergulhá-lo em água fervente por alguns instantes.

O que é flambar?
– É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária.

flambe_crepes-01

Obs: todas as imagens são reproduzidas da internet

Outras dicas de cozinha Simples Assim:

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA