Simples Assim

Receita para uma vida mais leve – 6 dicas para aproveitar bem seu tempo

pressa
Todas as manhãs ao chegar ao escritório a primeira coisa que faço é uma lista das atividades daquele dia para me organizar e não jogar o tempo fora. E quando termina o dia, olho para minha agenda e, na maioria das vezes o sentimento é de frustração por não ter dado conta da maior parte delas. Meu consolo é que existe um amanhã, com o mesmo número de horas para fazer aquilo que não consegui.
Fico pensando se só sou eu que vivo nessa correria.Que olha para o relógio a toda hora, que é multitarefa e quer abraçar o mundo com as mãos.Gosto de ler artigos e livros que narram experiências vitoriosas na administração do tempo. O duro é arranjar tempo para ler tudo que tenha separado sobre esse assunto…
Um desses artigos , da coach de carreira e autoestima profissional, Aline Macedo, me deu uma nova visão sobre o problema e me mostrou que com  pequenas mudanças podemos aproveitar as horas que dispomos.
E, como hoje é dia de Receita para uma vida mais leve achei que você gostaria de conhecer essas dicas que tanto me ajudaram.
Um fim de semana com tempo de sobra para você aproveitar  as coisas boas da vida.
1 – Desocupe-se
Estar muito ocupado não significa estar produtivo. Observe o que você faz, como faz, por que faz, para quem faz e qual a maneira mais inteligente e menos braçal de obter resultados. Mapeie os processos do início ao fim e identifique o que pode ser otimizado. Nessa reorganização você pode economizar tempo, energia, saúde, dinheiro…
2 – Aprenda dizer “não” para poder dizer “sim”
Tentar dar conta de tudo, acumular tarefas, não tirar férias, ser um profissional altamente perfeccionista,  pessoa perfeitamente exemplar, que não se permite errar nem decepcionar aos demais, que nunca diz “não”… é um atalho para a frustração.
Se você não aprender dizer “não” para o que não quer, nunca sobrará tempo para dizer “sim” para aquilo que quer, para o que realmente é mais importante na sua vida. Você acabará ficando sempre em função de atender às necessidades, expectativas e exigências dos outros, anulando cada vez mais a si mesmo.
3 – Aprenda a delegar
Há pessoas que não conseguem delegar por acreditarem que ninguém fará aquela atividade de forma tão bem quanto elas!
Pode até ser que outra pessoa não se dedique a uma tarefa da mesma maneira que você, mas é importante observar quais são as atividades de maior e menor impacto para sua sua vida. Por exemplo: ninguém pode fazer exercícios físicos no seu lugar, mas alguém pode levar o carro na revisão por você!
4 – Simplifique a vida
Ter uma vida simples não significa ter uma vida vazia. Significa preenchê-la com o essencial para sobreviver e o mínimo necessário para ser feliz. Significa não preencher a vida com coisa e comportamentos inúteis, que servem mais para impressionar aos outros e encarecer seu custo de vida.
5 – Organize o cotidiano com base nas prioridades
Comece pelas necessidades básicas de sobrevivência como comer adequadamente, beber água, ir ao banheiro, dormir, conviver bem…  Uma coisa que aprendi a duras penas foi que primeiro eu preciso cuidar de mim (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente) para estar bem, e assim conseguir, trabalhar e ajudar outras pessoas com o que elas precisam.
Liste suas prioridades e observe como sua rotina pode ser ajustada para atendê-las.
6 – Elimine o que drena seu tempo e energia
Onde você acha que desperdiça seu tempo? Tem alguma atividade ou comportamento que até lhe trazem certo conforto mas, no fim das contas, não tem impacto na sua vida (nem mesmo para o ócio criativo)? Algum vício? Hábito a ser mudado? Algum medo que te paralisa? Como seria uma maneira eficiente para liberar esse espaço “roubado” na sua agenda?

  1. Oi Lylia
    Olha, invejo as pessoas que têm "fôlego de sete gatos", conseguem fazer tanta coisa num dia só. Mesmo pra quem não trabalha fora, meu caso, tenho minhas obrigações domésticas diárias,que não é pouca coisa, mesmo assim me vejo sem realizar algumas coisas que deveria ou que gostaria de fazer.
    As dicas da Aline são muito pertinentes, gostei muito da nº 2, acho que se encaixa bem pra mim.
    Beijo

  2. Hoje, já a passar da 1 da manhã, acho muito pertinente estas dicas,…
    concordo com todas, mas o mais difícil é colocar em prática, o aprender a dizer não, o saber organizar as prioridades, enfim todas as dicas são muito importantes…. OBG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias