Simples Assim


4 dicas para aproveitar as sobras – Terça das dicas

chef

O que você faz quando sobra mandioca? Ou  frango assado do domingo ?

Sempre temos algo que está sobrando e que, muitas vezes, por não sabermos o que fazer, acabam indo para o lixo. O que, nos dias de hoje, é um verdadeiro crime. Olhando um livro bem antigo – ” Dicas , truque e quebra-galhos”, de Marly Ellen, vi ótimas dicas de como reaproveitar alguns alimentos de uma forma bem gostosa.

1 – Sobras de pão de forma:
dicas-pao-de-forma
Podem ser aproveitadas como aperitivos, em deliciosos palitos de queijo e alho.Retire a casca das fatias de pão cortando em tiras. Frite alguns dentes de alho amassado ( depende da quantidade de pão), acrescente manteiga e pincele os pedaços de pão com essa mistura. Passe em queijo parmesão ralado e leve ao forno até dourar

2 – Sobras de mandioca:

dicas-maniocVocê pode aproveitar em purê ou bolinhos.Basta espremê-las e levar ao fogo com uma colher de sopa de manteiga, sal e 1 xícara de leite quente. Mexa até ficar bem ligado.Retire do fogo, bata bem e frite colocando colheradas da massa em gordura bem quente.Se quiser servir como purê é só acrescentar mais leite e queijo ralado.

3 – Cascas de abacaxi:

SONY DSC

Não jogue fora as cascas do abacaxi, prepare com elas uma deliciosa geleia.Junte as cascas ( bem lavadas) de três abacaxis. Coloque em uma panela cubra de água e leve ao fogo até que fiquem bem macias.Retire do fogo e depois de frio bata no liquidificador.Passe na peneire, misture o açúcar ( o mesmo peso das cascas ainda cruas) e deixe ferver até aparecer o fundo da panela.

4 – Sobras de aves:
dicas-frango2Você pode fazer um suflê de frango bem gostoso.
Desfie as sobras e reserve. Derreta 1 colher de sopa de manteiga juntando 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 xícara de leite.Cozinhe em fogo brando até que engrosse, mexendo bem para não empelotar.Bata 3 gemas e acrescente à mistura. Adicione as sobras desfiadas. À parte bata as claras em neve com sal e junte à mistura anterior já fria. Se quiser acrescente milho, queijo ralado e azeitona. Coloque em um pirex refratário e leve ao forno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA