Simples Assim


Terça das dicas – 6 pratos famosos e suas origens

brigadeiroVocê sabe como surgiu o nosso famoso brigadeiro? E o filé Oswaldo Aranha? Aquele coberto com uma generosa camada de alho? Não sei se você é como eu, mas quando descubro a origem de um prato agrego até mais valor a ele.

Gosto de saber a origem, o que provocou o nome e outras curiosidades gastronômicas. Outro dia li uma reportagem no jornal Correio Braziliense que contava a história de várias dessas comidas.E, para satisfazer a curiosidade de muitos que já me perguntaram sobre o assunto trago na “Terça das dicas” de hoje a origem de 5 pratos famosos:
1 – Estrogonofe estrogonofe de carneDe origem russa, ele foi criado no séc XVI em um contexto de guerra.Os soldados, liderados pelos czares, precisavam atravessar longas distâncias e transportavam pedaços de carne imersos em sal grosso.Na hora da fome a carne era preparada com cebolas e creme azedo. No século seguinte, um cozinheiro do czar Pedro, o grande, adicionou tomates à receita.Os outros ingredientes como mostarda, páprica e champignons foram incorporados  pelo chef francês Thierry Costelete.O prato ganhou o mundo graças a refugiados russos que chegaram à França durante a revolução Bolchevista, em 1917.

2 – Crepe Suzette


crepe-suzette-1280

Uma das versões que explicam a origem da receita está relacionada ao restaurante Café de Paris, em Monte Carlo, Mônaco. Na época, o príncipe de Gales, o então futuro rei Eduardo VI, estava acompanhado de uma bela morena. Para impressioná-la, pediu um preparo especial ao chef Henri Charpentier. O cozinheiro utilizou dose exagerada de licor, flambando-o acidentalmente.A técnica encantou a moça, Suzette, que emprestou o nome a um dos sabores de crepes mais famosos do mundo.

3  – File à Wellington
file-wellington

Criado em homenagem a Arthur Wellesley, general e estadista britânico que derrotou Napoleão Bonaparte em Waterloo, é originalmente preparado com filé mignon, cogumelos, foie gras, manteiga e massa folhada

4 – Frango à Kiev

frango-kievO prato de origem ucraniana homenageia a capital do país durante o período da Rússia czarista. Preparado em ocasiões especiais , é composto por peito de frango recheado com queijo, ervas e manteiga.Pode ser servido frito ou assado.

6 – Bauru

bauru
O sanduíche que fez o maior sucesso no Encontro Gourmet é resultado do pedido de um estudante de Direito da Faculdade Largo do São Francisco em São Paulo.Ele frequentava o Ponto Chic e sempre pedia o mesmo sanduíche de queijo com rosbife, pickles e tomate.A combinação de sabores, recebeu o apelido do estudante,Bauru, uma referência à cidade natal localizada no interior do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA