Simples Assim


Bolo de limão com limoncello

bolo-de-limao-de-frenteBolo de limão. Quem não gosta? Para mim é um clássico e sempre estou experimentando uma nova receita: já fiz com iogurte, com curd de limão, com limão siciliano...e outras tantas variações.Dessa vez resolvi experimentar com limoncello , aquele licor italiano de limão bem gostoso. O resultado foi um bolo fofinho e com o sabor acentuado de limão e com um gostinho especial de bebida alcoólica. Mais um para entrar na lista dos bolos de limão do Simples Assim.

E você? Qual sua receita de bolo de limão preferida? É essa que quero experimentar da próxima vez.
Que nossa sexta seja de muito sabor.

Ah! E não se esqueça de se inscrever para o Curso do Ateliê de Gastronomia. Ainda restam algumas vagas.Garanta a sua.
imagem
Bolo de limão com limoncello – receita daqui


bolo-de-limao-de-costas
Ingredientes:

  • 2 2/3 copos de farinha de trigo (370 gramas)
  • ½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • ¼ colher de sobremesa de sal
  • 200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 1 ¾ copos de açúcar (350 gramas)
  • 1 colher de sopa de casa de limão ralada
  • 4 ovos
  • 1 copo + 1 colher de sopa de iogurte natural
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de Limoncello*
  • ¾ a 1 copo de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de Limoncello*
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Como fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de tubo com manteiga e polvilhe-a bem de farinha. Reserve.

2. Numa vasilha, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve. Em outra vasilha misture o iogurte e o leite. Reserve.

3. Na vasilha da batedeira, ponha o açúcar e a manteiga. Bata em velocidade media até formar um creme leve e fofo, uns 5 minutos. Use uma espátula para limpar as laterais da vasilha durante esse processo. Adicione os ovos, um por um, batendo pelo menos 1 minuto entre cada ovo. Junte as raspas de limão.

4. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha alternando com o iogurte, em 3 vezes. Use uma espátula para limpar as laterais e incorporar toda a farinha a massa. Assim que toda a farinha e o iogurte estiverem bem incorporados, adicione o3 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de Limoncello. Misture até incorporar, no maximo 30 segundos, e pare a batedeira. Imediatamente entorne o creme na forma preparada e leve ao forno quente. O bolo deve assar 01h15min hr aproximadamente. A faca deve sair limpa e seca do centro do bolo.

5. Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar totalmente dentro da forma.

6. Numa pequena vasilha, misture ¾ de copo de açúcar de confeiteiro com as 2 colheres de sopa de suco de limão e as 3 colheres de sopa de Limoncello. Se quiser uma calda mais grossa, adicione mais açúcar. Vire o bolo em cima de uma grelha ou no prato onde for servi-lo, e devagar, derrame a calda por toda superfície. Deixe a calda secar por uns 15 minutos antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias