Simples Assim


pastel de massa folhada

Levanta a mão quem conhece Burek? Vou dar uma pista: é comida, e é salgada e muito gostosa. Quer saber mais? Vou contar então. Eu também não sabia o que era até que a Núbia, uma das amigas em harmonia, levou para o aniversário de 5 anos do nosso grupo e virei fã. Burek é o prato regional mais famoso nos Balcãs, de origem turca , ele provavelmente se espalhou pela região durante o Império Otomano. Trata-se de um salgado feito com massa filo, recheado, enrolado como um caracol e assado.  Os recheios podem ser os mais variados. Mas o que a Núbia levou era de gorgonzola com nozes. Simplesmente delicioso.
E se você pensa que é difícil de fazer, está muito enganado. É só comprar uma massa filo, que você acha nos bons supermercados, abrir, colocar o recheio da sua preferência, enrolar , dar o formato de um caracol e levar ao forno.Que tal? E , respondendo, a uma amiga que me disse que esses ingredientes , como queijo gorgonzola, massa filo e nozes são muito caros, indiquei um local onde você pode se associar e ter ótimos descontos. Fica a dica.Economia, principalmente nesses tempos em que estamos vivendo nunca é demais.
Quis trazer essa novidade hoje pois segunda é aquele dia que estamos meio desanimados, achando a vida meio sem graça e nada como algo para despertar nossa curiosidade e entender que a vida é muito, muito ampla e temos muito que conhecer por aí. E isso , com certeza anima qualquer um. Pelo menos eu, quando me dou conta que o mundo é “vasto, vasto “ , como já bem disse Drummond , me encho de ânimo para me aventurar por novas descobertas.
Para todos nós, uma semana de muitas e boas descobertas.

Burek
Ingedientes:

  • 1 pacote de massa filo
  • 1 pedaço de queijo gorgonzola
  • creme de ricota
  • nozes ou amêndoas à gosto
  • geleia ( por minha conta)

Como fazer:

  • Abra a massa em uma superfície lisa
  • Espalhe uma camada fina da geleia de sua preferência
  • Desmanche o gorgonzola e misture com o creme de ricota , tempere com pimenta à gosto e acrescente às nozes.
  • Espalhe essa mistura na massa estendida, enrole e depois dê o formato de um caracol
  • Coloque em uma assadeira redonda, pincele com gema e salpique gergelim preto.
  • Leve ao forno pré-aquecido à 180º por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja corada.
  • Sirva quente
    festa de aniversário das amigas em harmonia

As amigas em harmonia no aniversário de 5 anos

  1. Lylia querida,

    Eu sou da turma que não conhecia o burek!
    Apesar de ser meio desengonçada e não ser das dez mais hábeis com uma massa delicada como a filo, fiquei bem curiosa em conhecer essa delícia! 🙂
    Vou anotar a receita, e quem sabe não tomo coragem?
    Beijos e ótima semana,

    Mari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias