Simples Assim


Salada de pepino refrescante – Vale a pena fazer de novo

Não sei como está o tempo aí onde você mora, mas aqui em Brasília a chuva, infelizmente deu uma trégua, e o calor está insuportável. Nesses dias tenho dado preferência a comidinhas mais leves e refrescantes, como a salada que trago hoje para vocêno “Vale a pena fazer de novo”.

Simples assim de fazer , ela leva pepino, hortelã, tomates e passas envolvidas em um molho de iogurte. Delícia! Se você for daquelas que não gosta da mistura de doce com salgado, retire as passas, mas não deixe de experimentar essa delícia.

Que nossa quinta-feira seja leve, iluminada e cheia de sabor.

Salada de pepino com molho de iogurte – receita daqui

ingredientes

  • 6 pepinos japoneses (ou 2 ou 3 pepinos comuns, retirando a casca)
  • 1/3 copo de passas
  • ¾ copo de folhas de hortelã picadas
  • 2 tomates bem maduros, sem sementes, picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional)
  • 2 copos de iogurte natural
  • 1/3 copo de azeite extra-virgem
  • ½ copo de suco de limão
  • 2 dentes de alho, picadinhos
  • Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

1. Misture todos os ingredientes do molho: iogurte, azeite, limão e alho. Tempere à gosto com sal e pimenta e reserve numa vasilha. O molho de iogurte pode ser feito na véspera.
2. Lave bem os pepinos e seque-os. O pepino japonês tem uma casca bem macia e não precisa ser descascado mas se você for usar o pepino comum, retire a casca. Corte em rodelas ou pique em cubinhos, ou use uma mandoline. Ponha todos os pepinos para escorrer com uma pitada de sal. Os pepinos precisam escorrer por no mínimo 1 hora. Você pode deixar mais tempo mas deixe-os na geladeira. Não se esqueça de por uma vasilha em baixo porque vai escorrer muita água!!
3. Ponha as passas numa vasilha com água quente e deixe hidratar por uns 30 minutos. Escorra e reserve.
4. Depois de escorridos, junte os pepinos com os tomates picados, a pimenta dedo de moça se for usar, a hortelã picada e as passas.

Misture delicadamente o molho de iogurte: não use todo o molho pois os pepinos vão continuar a dar água e não queremos que nossa salada vire uma sopa!

Leve a geladeira. Você pode servir imediatamente mas essa salada fica melhor após algumas horas na geladeira.

  1. Oi Lylia
    Que bom você dar uma receita de salada, por aqui o calor tá infernal, ninguém está dando conta de comer nada quente, estamos na salada, um dia é grão de bico com legumes, no outro é quinoa, batata com frango, brócolis, vai indo ficamos sem opção.
    Vou levar.
    Um beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA