Simples Assim


7 passos para um purê perfeito – Terça das dicas


Por incrível que pareça as comidinhas do dia a dia são as mais difíceis de fazer. Você já percebeu isso ? Um bife bem feito,um feijão com caldinho grosso, um arroz soltinho tem seus segredos. E purê de batatas? Muita gente já me perguntou como é que faço para que ele fique com aquela consistência aveludada, macio e saboroso.

Para atender, então, aos pedidos para a “receita” perfeita do purê de batatas seguem essas dicas que eu li na revista Casa e Comida e que, coincidentemente, são as que uso.

Espero que você goste e fique feliz com o resultado do seu próximo purê de batatas.

Uma ótima terça para todos nós!

7 passos para fazer um purê de batatas perfeito – dicas daqui 

1. A batata correta
Escolha batatas do tipo asterix com a casca avermelhada. Além de fixar melhor o sabor dos temperos, elas absorvem menos água, ou seja, o risco de o purê virar uma papa é muito menor

2. Sal
A dica é colocar o sal na água do cozimento. Dessa forma, o tubérculo absorve o tempero e você não precisará adicionar muito mais.

3. Temperatura da água
Coloque água fria na panela, adicione o sal e já coloque as batatas. Não espere a água ferver, assim você evita que os tubérculos não cozinhem por inteiro.

4. Escorra bem
Após o cozimento, escorra bem as batatas para evitar que o purê fique aguado. Uma boa dica é aquecê-las um pouco antes de amassar para garantir que a água evapore.

5. O jeito correto de colocar os temperos
Na hora de adicionar a manteiga, espere o ingrediente chegar à temperatura ambiente. Outra dica é colocar o leite morno. Além de ajudar a derreter melhor a manteiga, deixa o purê mais macio.

6. Amasse com carinho
Pode parecer irônico, mas na hora de amassar as batatas, o ideal é ter calma e evitar repetir, muitas vezes o processo. Isso porque os tubérculos soltam amido, o que deixa o purê com aspecto granulado.

7. Nada de adiantar o preparo
Deixar tudo pronto é bem melhor do que fazer a comida na hora. Mas quando falamos em batata, as coisas não são exatamente assim. Deixar o seu purê pronto de um dia para o outro é um grande erro. Isso porque o prato perde sabor e aquela cara bonita.

  1. Lylia,

    Adorei as dicas! Sempre esperava a água ferver para depois colocar as batatas. Agora vou fazer desse jeitinho que vcoê ensinou. Estava dando uma pesquisada nos bolos do Simples Assim. Percebi que agora tem divisão por categorias. Achei super legal.

    Grande abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias