Simples Assim


Salada de berinjela com castanha do Pará, uva passa e hortelã- Segunda sem carne

salada de berinejlas

Não, não é propaganda. Quando algo me agrada faço questão de partilhar. Como esse livro da Rita Lobo, ” O que tem na geladeira?”. São receitas práticas, saborosas e simples assim de preparar. Já fiz várias , como a salada de abobrinhas e as batatas doces com alho e páprica. E hoje trago essa saladinha de berinjela feita, despretensiosamente, para aproveitar umas berinjelas que estavam na geladeira.

Ela é tão gostosa que dá para ser a sua refeição nessa segunda sem carne. Eu só fiz uma alteração: dourei as cebolas, pois não gosto delas cruas, mas se esse não for o seu caso faça do jeitinho que ela ensina. Ah! E servi com folhas de alface o que deu um sabor a mais.

Que nossa semana seja alegria, produtiva e muito gostosa.salada de berinjela

Salada de berinjela, com castanha do Pará, uva passa e hortelã – receita da Rita Lobo

Ingredientes:
  • 2 berinjelas
  • 1 cebola roxa
  • ⅓ de xícara (chá) de castanhas-do-pará picada grosseiramente
  • ⅓ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • 3 ramos de hortelã
  • 3 ramos de salsinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como fazer:
1. Leve uma panela com água ao fogo médio. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2. Lave, descarte as pontas e corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 4 tiras e as tiras em pedaços de 3 cm. Descasque e corte a cebola em cubos médios.

3. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal. Acrescente a berinjela e deixe cozinhar por 5 minutos, até ficar levemente macia, mexendo de vez em quando para cozinhar por igual – a berinjela vai muda de cor e ficar mais escura.

4. Transfira a berinjela para uma peneira e pressione delicadamente com as costas de uma colher para escorrer bem a água. Numa tigela, coloque a berinjela, a cebola ( essa eu dourei antes) e as uvas-passas. Tempere com o azeite, o vinagre, sal e a pimenta-do-reino – a berinjela quente absorve melhor os temperos. Deixe esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

5. Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã e de salsinha. Assim que a salada estiver fria, misture as ervas e a castanha picada. Sirva a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias