Simples Assim


Bolo Luiz Felipe – Uma deliciosa tradição

” Este é atualmente o MEU bolo. Testei sete vezes — que número, hein? — para acertar o diabinho. E como não tenho modéstia nenhuma com as minhas receitas testadas e retestadas, considero uma verdadeira obra de arte!!! “

Quem escreveu foi a Laura Lúcia, sobre o bolo que trago hoje para você. Com uma afirmação assim você tem dúvida que ele é  maravilhoso?

Diferente de mim, a Laura Lúcia é bem perfeccionistas e as receitas dela, além de serem bem testadas são explicadas nos mínimos detalhes no seu blog.

Quando vi essa receita de bolo Luiz Felipe feito no liquidificador já me interessei. Fui acostumada a fazer esse bolo desde a minha infância, pois por ser o preferido do meu pai, fazíamos para ele nas ocasiões especiais. Mas a receita era bem complicada: fazia uma calda de açúcar, com cuidado para não açucarar, tirava o leite do coco e outros detalhes mais. E , apesar de tudo isso, muitas vezes ele não saia perfeito. Uma frustração. Desisti então de fazê-lo, até que um dia minha amiga Eliana, me ensinou um bem mais fácil e muito saboroso. Ficou sendo, então o ” meu” Luiz Felipe.

Mas, um certo dia, querendo fazer um “bolo mole” , para agradar um amigo, mas sem tempo de executar todas as etapas pedidas na receita, me deparei com essa. Claro que fui testar. E ,desde aí tem sido o “meu “ Luiz Felipe, pois além de delicioso, ele é simples assim de fazer

Não, não  abandonei o da Eliana, que é maravilhoso. Este fica reservado para os dias de mais calma. Se você quiser a receita é só clicar aqui.

Que nosso fim de semana seja especialmente delicioso.

Ah! Se você fizer e gostar conta prá mim. É só colocar no instagram com a hashtag #blogsimplesassim ou me marca, @blog_simples_assim. Eu vou ficar muito feliz em ver que você gostou

Bolo Luiz Felipe de liquidificador – receita da Laura Lúcia

Bolo Luiz Felipe

Ingredientes:

*Xícara de chá : 190ml *Colher de sopa (usei colher-medida da Oxo): 15ml

  • 3 ovos médios (57g ou menos, pesados com casca)
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  •  1 garrafinha de leite coco (200ml)
  • ¾ de garrafinha de água (150ml)
  • ¾ de pacote grande de queijo parmesão ralado  (75g)
  • 1 xícara de chá de açúcar (150g)
  • 200g de manteiga de boa qualidade
  • 1 xícara de chá rasa + 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (124g)
Como fazer:
  • Acenda o forno a 175º (forno a gás).****
  • Unte com bastante manteiga (usei Piracanjuba) e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x8cm (usei Rochedo).
  • Separe, meça/pese todos os ingredientes. Retire os caroços duros (não ralados) do queijo parmesão antes de pesar. RESERVE.
  • Após 20 minutos de forno aceso:
  • Ponha os ingredientes 1 a 8 no liquidificador e bata na velocidade média só até homogeneizar.
  • A massa é bem líquida, pois é um bolo mole.
  • Verta-a na forma e leve para assar por 1:45 minutos ou até corar bem.
  • Aos 50-60 minutos, gire a parte de frente da forma para trás.
  • A cada 10 minutos gire a parte menos corada do bolo para trás. Quando retirar, deixe esfriar sobre uma grade e desenforme.
  • Fica mais gostoso se servido depois de algumas horas de frio. Gelado, é delicioso!!!

*Medida na garrafinha do leite de coco.

 

****Quando estou com pressa, uso 190º de temperatura e asso durante 60 minutos, girando a parte da frente da forma para trás aos 55 minutos: o bolo fica bem moreninho e com a parte superior bastante côncava, após amornar. Não resulta tão bonito, mas o gosto continua delicioso, perfeito!

DICA da Laura Lúcia:

O grande segredo do bolo é bater no liquidificador apenas o suficiente para homogeneizar a massa, pois se formar muitas bolhas de ar, ele cresce bastante e depois afunda de uma vez, ficando com aspecto feio mesmo. O segundo segredinho é usar ovos de 57g ou menos cada, pesados com casca, também para formar menos bolhas de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias