Simples Assim


Os 7 erros mais comuns ao preparar bolos – Terça das dicas

bolo de banana jpg

O seu bolo não cresceu? Afundou? Quem gosta de fazer bolo, com certeza, já passou por alguma experiência desastrosa dessas. Por isso que quando li essa matéria ” Os 7 maiores erros ao preparar bolos” pensei logo em trazer para você, pois vai responder muitas de nossas dúvidas.

OS 7 erros mais comuns ao preparar bolos – informações daqui

1 – Não cresceu

Um das causas mais comuns  é o fermento vencido. Por isso, cheque sempre a validade e guarde-o em local seco e ao abrigo da luz. Nada de colocar em geladeira, como muita gente pensa ser o correto.

Sabe como eu reconheço quando está velho? Coloco uma colherinha em um pouco d’água, se borbulhar está bom., se não  está ou velho ou úmido, não use, então.

2 – Deformou

Se o forno não for preaquecido corretamente, o calor não se distribui por igual, o que pode resultar em um bolo “torto”.

Antes de assar, deixe o forno esquentar por 10 minutos.

Misturar a massa de maneira errada também causa problemas. Para não correr risco, ao adicionar o fermento, peneire-o junto com a farinha.

“Quando despejar a massa na fôrma, procure nivelar com uma colher, dê algumas batidinhas nas laterais para as bolhas de ar saírem e para o bolo crescer de maneira uniforme”, orienta Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes.

3 – Afundou no meio

bolo de banana com aveia jpg

Você abriu o forno enquanto a massa crescia ? Deu nisso. Se a temperatura do forno cai, a massa não mantém a estrutura e afunda.

Outro problema é o excesso de fermento que faz o bolo crescer sem firmeza, ou de líquidos, que deixam a massa mole.

Forno muito quente também faz com que a massa afunde.

4- Ficou pesado

Geralmente isso acontece quando se bate muito a massa depois de adicionar a farinha. Você deve apenas misturar a farinha, sem bater. 

Outro motivo é exagerar na quantidade de ingredientes gordurosos.

5 – Manchas brancas na massa

A massa não foi misturada corretamente e, nesses pontos, há excesso de farinha. Se o bolo for de chocolate, as manchas são resultado da massa não misturada ao cacau. Evite isso peneirando sempre a farinha junto com o fermento e o cacau.

6 – Está esfarelando bolo de banana jpg

Ele secou demais no forno ou a formulação está errada. No primeiro caso, atenção ao tempo de cozimento e à temperatura do forno. No segundo, cuidado com o excesso de farinha ou manteiga ou com a quantidade de bicarbonato de sódio.

7 – Rachou

A temperatura do forno pode estar muito alta.  Para evitar isso, siga a temperatura recomendada. Formas muito pequenas com quantidade excessiva de massa causam o mesmo problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias