Simples Assim


5 dicas para armazenar as frutas da semana – Terça das dicas

frutas

E agora? Você chegou da feira carregada de frutas mas está com muitas dúvidas sobre a melhor maneira de guardá-las. O que fazer? Com essas 5 dicas para armazenar as frutas da semana você vai saber direitinho o que fazer.

Das compras ao congelamento você vai aprender a forma correta de aproveitar melhor suas frutas.

5 dicas para armazenar as frutas da semana

1 – Compras04

Tudo começa na hora da escolha das frutas. Despreze aquelas com sinais de rachaduras, amassamentos ou fissuras, pois isso faz com que elas se estraguem rapidinho.

2 – Higiene

Antes de guardá-las é importante que elas sejam higienizadas. O ideal é lavá-las em água corrente de forma suave para não machucar e não remover a proteção natural das frutas durante esse processo. Deixe de molho por 15 minutos em água  misturada com 1 colher de sopa de água sanitária . Depois de escorrer a água, enxague e deixe secar bem.

3 – Armazenamentofrutas jpg

Para cada fruta há um tipo de armazenamento. Veja o exemplo de algumas:

Banana: não precisa ser lavada e deve ser armazenada em temperatura ambiente por até 4 dias.

Maçã, limão, tangerina e laranja: podem ser armazenadas na geladeira ou em temperatura ambiente por até 2 semanas. Na geladeira elas devem ser armazenadas na gaveta de frutas e verduras.

Manga e abacate: depois de amadurecerem em temperatura ambiente devem ser armazenadas na geladeira por até 5 dias.

Pêssego, pera e ameixa, mamão e abacaxi : devem ser armazenadas na geladeira após o amadurecimento por até 3 dias.

Melancia,  melão, morango, uvas: direto para a geladeira onde se conservam por até 7 dias

4 – Transporte

Se você quer levar alguma fruta para o trabalho, ou para algum outro lugar é importante levar em conta alguns detalhes:

Se for transportá-las inteiras o ideal é colocá-las em um pote para evitar que elas se machuquem. No caso de levá-las picadas, cada uma merece um cuidado diferente:

Melancia, abacaxi, melão, mamão e manga devem ser retiradas as cascas , picar e colocar em potes de vidro e levados em bolsas térmicas por até 3 horas ou conservar na geladeira por 5 a 7 dias.

No caso da maçã, por exemplo, que tende a oxidar rapidamente, o ideal é acrescentar gotas de limão após picar e armazenar na geladeira eu em bolsa térmica. O abacate deve ser amassado e também precisa do limão para evitar a oxidação.

5 – Congelamento

Quando congeladas, as frutas pedem a textura natural por isso devem ser aproveitadas apenas  para uso em sucos, vitaminas, geleias e sorvetes. A maioria das frutas pode ser congeladas por até 12 meses, com exceção do abacate que deve ser congelado por no máximo 3 meses.

Algumas dicas são importantes antes do congelamento:

Laranja, tangerina, limão, abacaxi, melancia, melão, mamão, manga: descascar as frutas e armazenar em sacos ou potes específicos para congelamento.

Morango e uva: remover as folhas e caules e deixar secar bem antes do congelamento.

Ameixa, pessego, maçã e pera: retirar a parte central onde se encontram os caroços e as sementes, picar e acondicionar em sacos ou potes específicos para congelamento.

Gostou? Partilhe então no Instagram com a hashtag #blogsimplesssim ou me marca. Vou ficar feliz em saber que você gostou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA