Simples Assim


7 erros para evitar quando cozinhar massas – Terça das dicas

spaghetti ao sugo jpg
Quer conhecer  os 7 erros para evitar quando cozinhar massa ? Eu sei que pelo menos uma pessoa está super interessada, pois, segundo ela, suas massas nunca cozinham como gostaria: ou ficam duras ou passam do ponto.

São truques simples mas de muita importância conhecê-los, pois muitas vezes você faz um molho super especial e quando vai cozinhar a massa é aquele desastre.

Prontos para aprender? Ah! Anota aí mais uma dica para comer uma massa caseira e super gostosa. Aqui em Brasília as massas Antonietta são preparadas artesanalmente e tem o sabor da verdadeira massa italiana. Se você quiser encomendar é só ligar no (61) 98327-2150. #ficaadica.

7 erros para você evitar quando cozinhar massas – dicas daqui

1 – Escolher a massa errada para o tipo de molho

Você sabia que para cada tipo de massa há um  molho apropriado? Por isso que algumas vezes sua receita não ficou 100% porque você usou o molho na massa errada.

Confira, então como fazer corretamente:

Massas longas e finas são mais próprias para molhos mais líquidos, que deslizam nelas;

Massas estriadas (pennes) e em espiral são perfeitas para um molho de tomate mais espesso;

Massas curtas e um pouco abertas são ideais para os molhos com pedacinhos dos ingredientes.

2 – Não colocar água suficiente

As massas  precisam cozinhar num grande volume de água, pois só assim elas poderão liberar o amido que contêm. A proporção é de 1 litro de água para cada 100 g de massas, se você quiser ter certeza de obter massas al dente.

3 – Colocar óleo na água

Muitas pessoas colocam um filete de óleo na água do cozimento para evitar que as massas colem, mas a técnica não funciona. O óleo só evita o surgimento de espuma durante o cozimento, e ainda pode selar a massa, impedindo uma boa aderência do molho.

4 – Salgar demais a água

Você sabe qual a melhor hora para colocar o sal na água do cozimento: no momento da fervura ou antes ? As últimas pesquisas mostraram que não importa qual seja o momento de salgar a água, isto não interfere no cozimento das massas. O que acontece é que, se você colocar o sal na água fria, ela demora mais a ferver. No entanto, o que é importante realmente é colocar a quantidade de sal suficiente. A medida correta é  de 7 a 10 g de sal para cada 100 g de massas.

5 -Não respeitar o tempo de cozimento

Se você quiser obter massas bem “al dente”, observe regularmente o cozimento, provando a massa antes do tempo de cozimento indicado na embalagem.
Evite cozinhar muito o macarrão pois isto interfere não somente na textura das massas mas também sobre o índice glicêmico (uma massa “al dente” demora mais a ser digerida e libera mais lentamente o carboidrato, assim não aumenta rapidamente o teor glicêmico no organismo).
Cozinhe também suas massas em água em grande fervura, assim elas apresentarão uma boa consistência.

6 – Passar a massa por água fria

Quando você ‘lava’ a massa ela perde todo o seu amido, o que vai impedir uma boa aderência do molho. Por isso, o único caso em que se deve ‘lavá-la’ é quando forem utilizadas em saladas. Mesmo assim, os mais puristas, dirão que isto altera o gosto. Se você deseja ou precisa que a massa permaneça mais soltinha, a dica é colocá-la em um recipiente largo e raso e acrescentar um pouco de azeite.

7 .Não utilizar uma escumadeira

Escorrer a massa em um coador ou escorredor é um hábito quase unânime. Ao contrário disso, o mais indicado é utilizar uma escumadeira para retirá-la da água. Você pode colocá-la diretamente na panela com o molho e usar um pouco da água do cozimento para ligar tudo: basta deixar ferver por 1 minuto (não mais) antes de saboreá-las. É assim que fazem os chefs nos restaurantes italianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA