Simples Assim


Cebolas assadas com manteiga e alecrim

cebolas assadas com manteiga e alecrim jpg
Fazer essas cebolas assadas com manteiga e alecrim foi uma deliciosa experiência para aproveitar a safra. Os preços no mercado estavam tão bons que cheguei a comprar cebola a R$ 0,43 o quilo ! Claro que eu tinha que aproveitar !

Mas, o que fazer com tanta cebola? Já tinha feito galette de gorgonzola com cebola caramelizada e abóbora , quiche de tomates e cebolas e quiche de cebolas com bacon. Recorri então ao ótimo ” O que tem na geladeira?” que sempre me inspira em momentos assim. E encontrei essa delícia.

Rapidamente elas ficaram prontas e , naquele dia, foram um ótimo aperitivo para a cervejinha gelada. Mas já pensei em usá-las como acompanhamento de carne assada que, com certeza, ficarão perfeitas.

Ah! Vale lembrar também os inúmeros benefícios da cebola, como o seu poder diurético, expectorante , bactericida e fungicida. Além de ser muito útil em processos como resfriados, tosse, bronquite, dor de garganta e outras doenças respiratórias. 

Com tudo isso, vale ou não vale a pena consumir mais cebolas?

Se você não gosta experimente essa receita que  aposto que você vai mudar de ideia.

Cebolas assadas com manteiga e alecrim – receita da Rita Lobo

cebolas assadas jpg

Ingredientes:

  • 6 cebolas
  • 50 g de manteiga
  • alecrim a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como fazer:

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

2. Lave, seque e corte o topo de cada cebola. Descarte apenas a primeira camada de casca e corte uma fatia fina da base, mantendo a raiz, apenas para cada cebola ficar de pé. Corte a manteiga em seis cubinhos.

3. Disponha as cebolas numa assadeira, uma ao lado da outra, com a parte cortada para cima. Tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino e coloque folhas de alecrim e 1 cubo de manteiga sobre cada uma.

4. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos, até as cebolas ficarem macias. Aumente o forno para 220 ºC (temperatura alta) e deixe assar por mais 15 minutos, até dourarem bem.

5. Assim que estiverem douradas, retire as cebolas do forno e sirva a seguir como acompanhamento de assados, grelhados ou mesmo como entrada com um bom pão caseiro.

cebolas assadas com manteiga e alecrim jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA