Simples Assim


Bolo salgado de couve-flor – Saudável e saboroso

Esse Bolo salgado de couve-flor foi a sensação do lanche de outro dia aqui de casa. Com uma couve-flor bonita na geladeira, queria fazer algo diferente para aproveitá-la. Foi aí que olhando nas minhas receitas antigas me deparei com essa. Como tinha todos os ingredientes em casa – menos a cebola roxa – resolvi experimentar.

Ele ficou fofinho, perfumado – pois leva manjericão e alecrim – e muito saboroso. A receita original é do chef israelita , Ottolenghi , mas eu vi em um blog brasileiro que, infelizmente, não lembro qual. Se você tiver visto em outro lugar, por favor, me fale. Gosto de dar os créditos às receitas que coloco no Simples Assim. 

Experimente fazer nessa quarta e esteja preparado para receber os elogios.

Que nossa quarta seja de muito sabor.

Bolo salgado de couve-flor – receita daqui

Ingredientes:
  • 1 couve flor pequena, sem as folhas, cortadas em flores (o equivalente a 4 copos
  • 1 cebola roxa media
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • ½ colher de chá de alecrim picado (eu usei tomilho)
  • 7 ovos grandes
  • ½ copo de manjericão fresco picado
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 ½ colher de chá de fermento em pó
  • 1/3 colher de chá de açafrão da terra
  • 1 ½ copo de queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim (brancas ou pretas)
Modo de preparo

1- Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre com papel manteiga e Unte um pirex ou assadeira quadrada ou redonda de até cm. Reserve.

2- Ponha a couve-flor picada e uma boa pitada de sal em uma panela media, cubra com água e leve ao fogo médio. Deixe ferver por uns 15 minutos ou até as flores estarem bem macias. A couve flor tem que quebrar facilmente quando espremida com uma colher. Escorra e reserve.

3- Corte 4 fatias grandes de até 5 mm de espessura de cebola roxa ( eu usei cebola comum) e reserve para usarmos na decoração. Pique o restante da cebola . Ponha o azeite e o alecrim numa pequena frigideira e doure a cebola picada, mexendo ocasionalmente, por uns 10 minutos ou até ela ficar bem macia. Reserve.

4- Numa tigela grande, ponha os ovos e o manjericão e mexa bem. Junte a cebola refogada, a farinha, o fermento, o açafrão da terra, o parmesão e 1 colher de chá de sal. Misture com uma espátula tudo com carinho. Junte então a couve-flor cozida e mexa mais um pouco tomando cuidado para não amassar as flores.

5- Entorne o creme na assadeira preparada e arrume as quatro fatias de cebola em cima. Salpique com as sementes de gergelim e leve ao forno por 45 mn ou até uma faca sair limpa do centro do bolo. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Gostou?
Se você fizer e gostar conta prá mim. É só colocar no instagram com a hashtag #blogsosimplesassim  ou me marca, @blog_simples_assim. Eu vou ficar muito feliz em ver que você gostou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias