Simples Assim


6º Encontro Gourmet – #claroqueeufui

6º Encontro Gourmet – #claroqueeufui.
Tem coisas que me alegram, me motivam, me mobilizam. Uma dessas é , sem dúvida, o Encontro Gourmet. Um evento realizado anualmente, graças ao empenho e a dedicação das blogueiras Sandra Reis, Dani Abolim e Cecília Padilha. A cada ano elas se superam e nesse 6º Encontro Gourmet não foi diferente.

A alegria já começa quando começamos a combinar com as amigas o reencontro, depois a seleção das aulas, os preparativos e, finalmente o grande dia.

Para mim o EG deste ano foi muito especial, pois a minha ida foi resultado de muita determinação em estar presente juntamente com a vontade de abraçar cada um dos meus muitos amigos. O que parecia impossível se tornou real e posso dizer com alegria : VALEU MUITO A PENA!

Para quem não conhece, vou tentar contar o que aconteceu naquele dia para que você sinta a energia positiva, a alegria e o congraçamento que é esse momento.

O Encontro, realizado na Faculdade de Gastronomia Estácio de Sá,  é uma festa que dura o dia inteiro com direito a comidas e bebidas gostosas, inspirações , workshops de culinária e o , mais importante, carinhos e risadas sem fim.

Este ano estiveram presentes a LG Eletronics, Grand Cru, Forno de Minas, Mondial EletrodomésticosSoignon, Evo produtos sustentáveis, Ponto Chic, Padaria Benjamin, Clã Lab e Banqueteria Nacional. Além de um bazar com pequenos produtores: Caldo Natural, Mermeleia, Alho negro do sítio, Pipocas Pop Art, Cookit e Bolachas decoradas Fernanda Ribeiro.

O evento começou às 10h30 com um café de boas vindas com as delícias da Padaria Benjamim – croissants, pãezinhos de batata, massa folhada com chocolate, palmier, dentre outras – e do café Illy. Tudo perfeito. Foi o momento do reencontro, do abraço apertado da alegria em rever tanta gente querida.

Depois houve a abertura oficial do evento com a presença das organizadoras e do coordenador do Curso de Tecnologia em Gastronomia da Estácio SP, chef Gustavo Toledo.

A seguir as aulas tiveram início. Muitas opções, infelizmente não dava para participar de todas. Eu estive na apresentação dos excelentes azeites Colinas de Garzón por Ana Paula de Oliveira. embaixadora da Bodega Gárzon no Brasil. Em seguida conheci um pouco mais sobre o fantástico universo dos vinhos com a “Introdução ao mundo dos vinhos”, pela Grand Cru.

Aprendi a fazer e , degustei – claro! –  uma deliciosa ” Costela Costela de Porco Confitada com Mel e Canjica Branca Salgada” apresentada pelo chef Gustavo Toledo. Delícia, delícia. Qualquer hora dessas preparo e trago para você. Mas digo logo que não é tão simples assim, pois leva 9 horas de cozimento! Mas digo também que compensa.

Aprendi mais sobre “Panificação e Fermentação Natural”com a chef Juliana Pascal (Spa Pane Rio) .

Assisti , ainda, uma  ótima palestra sobre produção vídeos de culinária com o jornalista, Márcio Mussarela , “comunicador por natureza, curioso por profissão, e cozinheiro nas horas vagas”, como ele mesmo se autodefine.

Enquanto as aulas aconteciam os estandes estavam aberto à visitação e degustação com muitas e variadas delícias. A Banqueteria Nacional, da excelente chef Dani Padalino, ofereceu um brunch com uma seleção de quitutes muito especiais: Terrine de cream cheese com chips de batata doce, caqui e banana; ravioli recheado com pato, provoleta com  polvilho de pimenta, quinoa com tomatinhos, queijo grana padano com mel além de uns bolos caseiros muito saborosos.

Experimentamos também uma pizza fantástica feita com a farinha 5 Stagione, além do tradicional Bauru do Ponto Chic, a lasanha recém lançada pela Forno de Minas, os biscoitos e suspiros  da Fernanda Ribeiro ,  deliciosos bolos do Divino Red Velvet da Ale Tedesco Bakery , os deliciosos sorvetes Ben & Jerry’s mais, muito mais.

O que dizer mais de um dia perfeito? Que a alegria estava no ar, que a organização esteve perfeita e que o coração de todos presentes não cabia de tanta alegria.

Ah! E no final ainda ganhamos um kit com presentes incríveis e participamos de um sorteio com brindes maravilhosos dos patrocinadores.

Que tal? Deu para sentir a magia que envolve o Encontro Gourmet?

Agradeço às minhas queridas amigas blogueiras – não quero citar nome para não correr o risco de esquecer de alguma – que, gentilmente me cederam algumas das fotos que ilustram a postagem. Minha gratidão.

E minha gratidão especiais as querida Sandra, Dani e Cecília. E que venham outros EGs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias