Simples Assim


Esse é daqueles bolos que agrada a todo mundo. Fofinho, gostoso e principalmente facílimo de fazer. E mais: você pode dar o sabor que quiser, como: colocar frutas secas com raspinhas de limão , passas com baunilha , canela …enfim…a sua criatividade é quem decide.O último que fiz acrescentei um pouco mais de meia xícara de nozes moídas e uma colher de essência de rum.

O importante é que a receita sempre dá certo, e você pode fazer na batedeira, no liquidificador e até mesmo bater à mão. Fica uma delícia para tomar com um café quentinho.

O charme desse bolo da foto ficou por conta da forma que comprei na Mr. Schipper e nas florzinhas “ Lágrima de Cristo”, que deram um toque especial.

A gente tem que lembrar sempre que são esses pequenos detalhes que fazem a diferença. Não só na culinária, mas em tudo na vida.

Experimentem neste fim de semana, vocês vão me dar razão.

Bolo Simples Assim
Ingredientes:

4 ovos
1 copo de iogurte natural (pode ser de 200 ou 180 ml, eu prefiro o de 200)
1 copo (menos um dedo) de óleo ( eu uso de girassol)
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico.

Preparo:

1. No liquidificador.
Bata todos os ovos, iogurte, óleo e açúcar no liquidificador. Em seguida transfira a massa para uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher, até que a massa esteja lisa. Despeje a massa em forma untada e polvilhada e leve ao forno.

3. Na batedeira.
Coloque na batedeira os ingredientes (menos o fermento) , e bata bem até misturar bem. Acrescente o fermento e bata, sem a batedeira.
Agora entra sua criatividade, coloque raspas de limão ou passas com baunilha, ou só canela…enfim, aquilo que você achar mais gostoso.
Despeje a massa numa forma untada e polvilhada e leve ao forno por mais ou menos uns 25 minutos ou até que passe no teste do palito.

  1. Oi Lylia!
    Há quanto tempo não comentava aqui…
    Fiz esse bolo já duas vezes. Na primeira coloquei só raspas de limão e na segunda coloquei essência de baunilha. Ambos ficaram ótimos (eu gostei mais com limão… meu marido com baunilha).
    Que bolo ótimo de fazer! Fica pronto muito rápido (e aqui em casa nem esperamos esfriar… bolo morno é uma delícia! hahaha), fica super fofinho e com café, como está na descrição, é uma perfeição!
    Muito obrigada por mais uma receita maravilhosa. Aliás, já estou à procura de mais uma pra aliviar essa quarentena! Nada como um bolinho à tarde pra deixar o clima mais leve, não é verdade?
    Um grande beijo!

    • Querida Clarice,
      Que alegria receber seu contato depois de tantos anos.Na verdade seis anos!
      Estava olhando meus e-mails para ter certeza da última vez que nos falamos e olha só o que encontrei:
      “Oi Lylia! Tudo bem?

      Hoje estou cozinhando pra semana toda, praticamente. Percebi que se eu tirasse um tempo no sábado pra deixar várias coisas prontas e congeladas a minha semana ficaria bem menos pesada. Então, como no sábado gostamos de comer feijão, já fiz a mais (como também o arroz) e separei em potinhos identificados. Assim também fiz com a farofa e com a couve que sobraram.

      Agora estou aqui, como sempre, pesquisando mais receitas para a semana. Tenho coxão mole e filé de frango, que devo transformar naqueles rolinhos light que fizeste essa semana. Acho que a carne vai acabar virando picadinho mesmo, mas aí no dia eu cozinho alguma coisa fresquinha pra acompanhar.

      Tenho feito muito pão. Já experimentei dois do blog (o integral com gergelim e linhaça, que eu gostei tanto que já fiz duas vezes, e o temperado). Queria ter feito o pão Simples Assim, mas achei estranho que na receita não vai ovo e fiquei com medo de teres esquecido desse ingrediente, então antes de tentar prefiro confirmar: esse pão não leva ovo mesmo?

      Quero pedir que digas pra Dete que eu fiz o bolo de fubá dela e que é o melhor bolo de fubá que eu já comi. Tanto que fiz dois dias seguidos. Um eu levei metade pro trabalho (fez sucesso!) e o outro eu fiz em forminhas de cupcake pra mandar pro lanche do meu filho. Ele com certeza foi quem mais gostou!

      No fim do mês meus sogros vão passar uns dias aqui em casa. Eles moram no Rio e estão de férias no Rio Grande do Sul, então eu quero fazer algo pra mandar de presente para as minhas duas cunhadas que sempre mandam presente pra mim. Acho muito legal esse gesto de presentear com coisas feitas por nós mesmas. Estou pensando em mandar pães e biscoitos (tenho uma boa receita de cookies com gotas de chocolate). Por enquanto o pão escolhido é o temperado (ficou uma delícia, só achei que ficou meio esfarelento. Será que assou demais?). Vamos ver, pois até lá pretendo experimentar também outras receitas.

      Ah, lembra do concurso que eu te falei? De 15 mil candidatos eu fiquei em 66º lugar. Ainda é uma classificação baixa para ser convocada (são apenas 28 vagas), mas a redação não foi corrigida e eu tenho certeza que vou subir mais um pouco. De qualquer forma, serviu de incentivo pra pensar em fazer outros concursos (já me inscrevi em mais um). Fiquei bem satisfeita por ter ficado entre os 100 primeiros, pois isso significa que eu fui melhor do que, pelo menos, 14 mil pessoas.

      Bom, vou voltar pra minha cozinha e pros meus outros afazeres (sábado é dia daquela faxina…).

      Um grande beijo e um ótimo final de semana!

      Clarice”
      Pois é , como o tempo passa, né?
      Fiquei feliz com seu contato e espero que esteja tudo bem com você.
      Vamos voltar a nos comunicar.
      Bj e obrigada pelo contato.
      Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA