Simples Assim


Desde que iniciamos o Simples Assim– seis meses atrás – tenho tido ótimas surpresas, conhecido pessoas especiais e descoberto maravilhas do mundo de culinária.Cada comentário carinhoso que recebo, cada seguidor que vai aparecendo me enchem de alegria e vejo que Drummond tinha razão quando escreveu que o mundo era ” vasto, vasto mundo”. E descobrir isso, a cada dia, me faz acreditar que nem tudo está perdido e que ainda existe muita gente boa nesse mundo de meu Deus.
 Um desses blogs que conheci e que sempre traz delícias é o Sal de Bolinha, da Marina,  que  escreve textos  de uma leveza surpreendente e divide conosco receitas tão gostosas que nos levam ao pecado da gula.Já experimentei  algumas dessas receitas, como o Pão Fácil Temperado que fez o maior sucesso.
 Outro dia decidi experimentar uma focaccia que ela postou, baseada, segundo ela, em uma receita  do livro Fundamentos da Cozinha Clássica, de Marcela Hazan. Fiz sem medo, e o resultado foi surpreendente. Todos adoraram. E, divido hoje com vocês para que também sintam o sabor dessa Foccacia deliciosa.

Focaccia da Marina

Receita visível

Ingredientes:

Ingredientes separados

– 1 tablete de fermento fresco (15 gramas) ou ½ colher de sopa (5 gramas) do fermento biológico instantâneo (tipo esse)
– 2 xícaras. de água (sendo que ½ xícara deve estar morna)
– 6 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de sal

Para antes de assar:
– 1/4 xícara de azeite de oliva extra-virgem misturados com 2 colheres de sopa de água e 1 colher de chá de sal

Para a cobertura de alecrim:
– Alecrim fresco
– Sal grosso

Para a cobertura de tomatinhos assados:
– Tomates-cereja (cerca de 15)
– Azeite de oliva
– Azeite balsâmico
– Sal e pimenta do reino

Como faz

1. Em uma tigela grande, coloque o fermento. Se estiver usando o fermento fresco, dissolva-o em ½ xícara de água morna (morna, gente! Se estiver quente, ela matará os bichinhos do fermento!). Junte uma xícara da farinha e misture bem.
Se estiver usando o fermento biológico instantâneo, misture-o diretamente à uma xícara de farinha. Depois adicione a ½ xícara de água morna e prossiga para o passo 2.

2. Adicione o azeite, o sal e o restante da água.

3. Vá juntando a farinha aos poucos, misturando até que a massa tome forma. Ela não deve ficar nem seca, nem grudenta, e sim bem macia e úmida. A quantidade de farinha pode variar com o tipo de farinha, o clima, etc. Na minha massa eu não usei tudo: precisei de 5 xícaras de para chegar nesse ponto.

4. Na própria tigela ou numa superfície lisa e levemente enfarinhada, sove a massa por uns 10 minutos, até que fiquei bem elástica. Forme então uma bola, passe azeite e volta e deixe descansar em local morno, na tigela coberta com papel filme ou com um pano, por cerca de 1h30.

A massa depois de crescida e trabalhada

5. Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta. Unte uma assadeira de 35cmX45cm com azeite e coloque a massa nela, esticando com a ajuda dos punhos até que ela cubra toda a superfície e fique com uma altura regular. Coloque um pano úmido por cima  e deixe descansar por 45 minutos.

6. Passado esse tempo, use as pontas dos dedos para fazer buracos na massa. Pegue o azeite misturado com a água e o sal e distribua sobre a massa com a ajuda de um pincel. Você verá que o líquido irá se acumular nos buraquinhos.

Com a cobertura de alecrim.Coloquei também uns pedacinhos de alho

7. Adicione a cobertura de sua preferência e leve ao forno por cerca de 25 minutos, até que esteja levemente dourada.

Para a focaccia de alecrim:

– Quando a massa já estiver há 10 minutos assando, abra o forno, espalhe os galhinhos de alecrim e o sal grosso e volte com ela até que asse por completo.

Para a focaccia de tomates assados:

Antes de ir ao forno

– Enquanto a massa descansa na forma, prepare os tomates cereja: pré-aqueça o forno a 250 graus. Parta os tomates ao meio e misture-os com azeite de oliva, azeite balsâmico (cerca de uma colher de sopa de cada, mas fiz no olho). Tempere com sal e pimenta-do-reino à gosto. Espalhe-os em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Se os tomatinhos ficam tumultuados, eles vão soltar muita água. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, até que estejam sequinhos. Deixe esfriar antes de espalhar por cima da focaccia.

E o resultado final

Observação:

  1. Como aqui em casa, usamos pouco sal, por problemas de saúde, da próxima vez usarei quantidades menores.
  2. Fiz com as duas coberturas.

Confiram alguns pães que já passaram pelo Simples Assim:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA