Simples Assim


Pão de ervas – perfumado, fofo e gostoso

A vida precisa de novidades, coisas simples que nos alegrem, nos motivem e que tragam uma graça especial a rotina do dia a dia. Uma das coisas que faço para variar o igual de todo o dia é renovar nas comidas. É incrível como uma novidade na mesa provoca sorrisos e exclamações de alegria. Talvez seja por isso que gosto tanto de cozinhar. Pelo fato de levar alegria àqueles que experimentam minha comidinhas Simples assim.
Faço isso de vez em quando no trabalho.Até já contei aqui. Levar algo gostoso, aproxima, reúne, aconchega e descontrai o ambiente, muitas vezes pesado pela responsabilidade do ofício.
Outro dia levei um pão que há muito tempo estava querendo experimentar. Gosto muito de fazer pão, trabalhar a massa, vê-la crescer, levar ao forno, sentir aquele aroma inconfundível e depois saboreá-lo com enorme prazer de ver minha “criação“. Mas, infelizmente nem sempre tenho conseguido tempo para isso.Sempre o tempo que vai deixando nossas coisas para depois…
Mas, quando dá, vou para a cozinha e me divirto nesse trabalho. Como foi nesse dia. Fiz uma receita da Angela, uma especialista em coisas gostosas, especialmente pães, cada um melhor que o outro. Quando vejo os pães que ela faz minha vontade é ir logo para a cozinha reproduzi-los. Mas, vou guardando as receitas para quando tenho uma folga ir experimentando um a um. Esse me conquistou pela facilidade do preparo – Simples assim – e pela mistura de temperos que me fez imaginar o quanto ele ficaria perfumado.
Não deu outra. O pão ficou perfeito, fofinho, aromático e rendeu duas formas. Uma grande, que levei para o trabalho , e uma pequena para nós cá de casa.
Nem precisa dizer que naquele dia o pão do ora, Pitangas fez a alegria de todos que o experimentaram.
Obrigada, angela, por tantos pães maravilhosos que partilha conosco.

Pão de Ervas

Bater no liquidifcador

  •  2 tomates maduros,
  • 1 cebola media,
  • 3/4 de xícara de óleo,
  • 1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada
  • e 1 ovo.
  • Em seguida pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, orégano fresco, cebolinha, alho poro, ou outra erva de preferência.

Numa tigela, colocar :

  • 4 xícaras de farinha de trigo,
  • 4 colheres de sopa de açúcar,
  • 1 colher sopa de sal e
  • 3 colheres de fermento biológico granulado.

Como fazer:

  • Misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica como uma massa de pão de forma, massa mole, caso necessário acrescente mais farinha, pois vai depender da quantidade de ervas que você usar..
  • Unte uma forma grande de buraco ou duas de pão de forma, deixe a massa crescer por 40 minutos e depois coloque a cobertura.

Para a cobertura: 

  • Pulse 1 ou 2 tomates sem sementes com manjericão, 2 dentes de alho e azeite. coloque por cima do pão, salpique sal grosso e leve para assar. .
  • Assim que desenformar enfeite com ervas , pode ser alecrim ou manjerona.( coloquei manjericão)

  1. Concordo com você Lylia, o ato de cozinhar, quando feito com amor, conquista de forma impagável!
    Imagino os aromas dentro (e fora) de casa, já conquistanto antes mesmo de ir pra mesa!! Sortudos, seus colegas de trabalho, hein! rsrs
    bjsss

  2. Lylia, minha querida,

    Fui lendo e – fora de brincadeira – sentido o aroma do pão e das ervas do lado de cá, rsrs. E se a receita veio da Angela tem de ser boa, rsrs. Os seus pães ficaram com aspecto muito apetitoso!

    Um beijo!

  3. Oi Lylia, acho que sou meio antiquada.Também adoro o prazer de colocar a mão na massa do pão.Tenho a MFP e não consigo deixar a massa lá sem colocar as mãos nela.E pães perfumados assim cheio de ervas e sabores são meus favoritos. Parece delicioso.Parabéns.Pessoal do trabalho deve ter feito festa, rsrs. Beijos querida.

  4. Lylia querida,
    muito gostoso ler o que vc escreveu, me senti em casa, rsrs.
    Eu tenho uma MFP muito difícil usá-la, prefiro sovar a massa
    acho mais prazeroso e a massa me entende muito bem, rsrs.
    Seus pães ficaram lindos e perfumados com ervas só podem ter
    ficado uma verdadeira delícia!

    Bjs ♥

  5. Lylia, fiquei babando ao ler a receita…essa mistura de tomate, ervas, alho…deve sair mesmo um pão muito saboroso e perfumado. Você pegou da Angela e eu vou pegar de ti a receita, que coisa boa a gente passa adiante 🙂 Lindos os seus pães! Ah, onde mesmo que você trabalha? Vou mandar currículo para lá (hehehehe). Beijo!

  6. Querida Lylia
    Nem acreditei quando vi essa receita aqui, pois ela é um marco na minha relação com a Ângela e sua família.
    Quando a visitei ela o fez para nós e quando seu marido veio nos visitar, ele também fez a receita para um almoço na casa dos meus sogros e foi o maior sucesso!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjo grande
    Léia

  7. Que alegria ler os comentários de vocês Violeta, Ricardo, Lia, RosÂngela, Lurdes, Chica, Ana, Kati, Sadhia, Tina, Renata, Ana Cláudia, Luísa, Sâo, ISabel, Marisa, Sol, Maura, Marly, Carla, Yves, Francine, Leili, Susana, Márcia, Dinha, Angela, Nani, Cissa, Cristina, Rosinha, Léia, Andrea, Adri, Léia Silva e Toninha.
    A Léia Silva falou até que a receita é um marco da relação dela com a Angela.Não é legal essa interação? Fico muito feliz com isso.
    A Leili perguntou se o pão era mais denso ou fofo. Ele fica mais para fofo, Leili.
    A Dinha escreveu que fez o suflê decouve flor que coloquei aqui e gostou.Que bom.
    Obrigada a todos pelo carinho.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA