Simples Assim


O Bolo de maçã de Monte Verde – simples e gostoso

Bolo de maçã
Tem locais que me marcam, ficam na memória e que só de pensar neles o dia fica mais bonito. É o caso de Monte Verde. Como gosto daquele lugar! Cada vez que vou lá me apaixono ainda mais: o clima, a vegetação, as montanhas, a comida, o silêncio e a calma do lugar. Sem tempo e sem hora. Do jeito que gosto.Quando volto, sempre digo para meu marido que ainda vou morar lá.Quem sabe ?
Mas, enquanto isso não acontece,vou me alimentando de lembranças que tanto me fazem bem.
Como esse Bolo de Maçã. Quem me conhece, sabe que este é um dos meus bolos preferidos. Tenho um sem número de receitas. Difícil dizer qual a melhor. Já publiquei até o Melhor Bolo de Maçã do Mundo ! Lembra? Apesar de ter sido assim denominado por sua criadora , é muito difícil , para mim, apontar um como o melhor.
O que trago hoje veio diretamente de Monte Verde. Ele foi servido no café da manhã da charmosa pousada que estávamos. Quando olhei para aquela mesa com tantas iguarias, meus olhos se voltaram logo para o bolo. “De maçã.!”, suspirei, como se tivesse sido feito para mim. Essas “coincidências ” da vida que ninguém explica , mas que nos dão a sensação que nada é por acaso. Foi o que pensei quando provei desse bolo. Uma delícia! Fofinho, macio, aromático e cheinho de amêndoas. Nem bem acabei o café , já fui  perguntar a gentil gerente, Diane, quem tinha feito o bolo. E , ela, modestamente respondeu: ” Eu.”.  Depois de “rasgar” elogios ao bolo, não resisti:
Você me dá a receita?”. Ela sorriu e disse que sim. Fiquei toda contente.
Mas, como a pousada estava movimentada naqueles dias e a Diane muito ocupada, fui embora sem a receita, mas com a promessa que ela me mandaria. Os dias passaram e nada. Até que enviei um e-mail “cobrando” o prometido. Gentilmente ela me respondeu o e-mail enviando com a inesquecível receita.
Monte Verde
Pequenos detalhes de Monte Verde: banquinha de biscoitos artesanais, um cantinho para o passarinho, geleias caseiras, strudell –  ah! o strudell – !, e um restaurante bem charmoso no meio da mata.

Uma receita simples assim, mas que mostra, mais uma vez que ” a felicidade se encontra nas coisas simples da vida”, como estava escrito lá mesmo, em Monte Verde.

Que seu fim de semana tenha o sabor das coisas simples assim da vida.

Obrigada, Diane, pela gentileza do envio. Agora,sempre que comer esse bolo lembrarei de você e dos dias maravilhosos que passamos em Monte Verde, especialmente na sua pousada.

 Bolo de Maçã de Monte Verde – receita da Diane

Bolo de maçã
Ingredientes:

  •  03 ovos
  • 01 xícara de açúcar
  • 02 xícara trigo
  • 01colher de sopa de pó royal
  • 02 maçãs
  • 01 xícara de óleo
  • 01 colher de sopa canela
  • uva passas, amêndoas, nozes frutas cristalizadas ( opcional)
Como fazer:
  • Bata no liquidificador óleo, ovos e 1 1/2 maçã.
  • E uma tigela misture trigo, açúcar, fermento canela , nozes ….  e meia maça picada .
  • Caso queira decorar com maçãs opcional ( eu não coloquei , mas a Diane colocou e ficou lindo!)
  • Depois misture com o creme do liquidificador.
  • Forma untada,  fica uns 30 a 40 minutos no forno a 200°

Bolo de maçã

  1. Uma coisa muito engraçada Lylia. Eu detesto maça mas AMO bolo de maça.
    O melhor bolo de maça do mundo (que já fiz umas 5 vezes) é um dos meus bolos preferidos.
    Adorei a simplicidade deste. Ficou lindo e o aroma deve ter ficado de matar rsrs.

    Beijos

  2. Que legal esta postagem…além de uma receita maravilhosa, só pelos ingredientes dá para perceber (filha de doceira)… e Monte Verde, entrei no site para saber mais deste lugar. Já está anotadinho na lista dos lugares que quero conhecer…imagens lindas! beijos e bom fim de semana!

  3. Amei seu relato,o bolo de maçã deve estar uma delicia, vou guardar a receita que eu também gosto muito pois para mim tem sabor de infância…
    Monte Verde é um lugar tão gostosinho..é onde as vezes damos uma escapadinha para passar momentos de tranquilidade.
    Bjs
    Carla

  4. Olá,Lylia!
    Realmente foi uma alegria encontrar este teu cantinho tão especial e repleto de tantas delícias e carinho! E eu simplesmente amei esta maravilhosa receita do "Bolo de maçã de Monte Verde"! Ainda não tive a oportunidade de visitar este lindo recanto das Minas Gerais,mas como sou apaixonada pela belíssima e encantada "Serra da Mantiqueira", eu certamente irei amar descobrir este precioso lugar! Na verdade, amo esses refúgios em meio as montanhas, onde a paz,o sossego e a imensa beleza de sua natureza, só fazem bem pra alma da gente! Aproveito pra te parabenizar pelo teu lindo blog e dizer que fiquei encantada pela forma como você nos convida à saborear tantas receitas saborosas, e certamente, ainda irei fazer este delicioso bolo de maçãs…Quem sabe ainda neste fim de semana para comemorar a chegada do outono? (Rs…)
    Tudo de muito bom e o meu abraço carinhoso pra ti!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

  5. Oi Lylia, custei a chegar por aqui pq ainda estou tendo problemas p/acessar os comentários no meu blog e tenho passado todo tempo (disponível) tentando normalizar, e o pior é que sem sucesso kkkk, mas chegar aqui e encontrar essa receita recompensou direto o tempo que eu tenho perdido.
    Bjssss querida e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

  6. Lylia, vc tem razão em dizer, que só lembrar de Monte Verde, o dia fica mais bonito!
    Tudo é tão lindo! Dá logo uma vontade de voltar para apreciar aquela cidade com a natureza esculpida por Deus.
    E o seu bolo faz até a gente sentir o aroma, transportando aquela cidade encantadora!
    Vou fazer e sonhar com as boas lembranças de lá.
    Bjo grde,
    Liliana

  7. Lilya, Monte Verde é lindo, as pousadas marailhosas, as pessoas simpáticas e atenciosas, um lugar para voltar sempre.
    E este bolo de maçã é encantador, já estou pensando se tenho todos os ingredientes para fazer. Também gosto muito de bolo de maçãs, ficou lindo!
    Beijos e ótima semana

  8. Queridos Augusto, Andrea, Susy, Denise, Márcia, Cláudia, Sandra, SImone, Renata, Yves, Carla, Sílvia , Marly, Cristiane, Cristina, Cissa, Yarinha, Teresa, Cris, DInha, Rita, Rosinha, Liliana, Léia, Sarinha e Sonia,
    Que bom que gostaram da receita Simples Assim.. Fiquei feliz que você tenha feito e gostado , Rosinha.
    Muito obrigada pelo carinho,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA