Simples Assim


Como congelar e armazenar diferentes tipos de pão – Terça das dicas

Gosto muito de aproveitar as ofertas de supermercado. Fico de olho no dia das promoções: quarta das frutas e legumes, sexta da carne e por aí vai. No preço que as coisas estão não podemos dispensar as oportunidades de economizar.Outro dia tinha um super oferta nos pães de forma integral que costumamos consumir aqui em casa. Depois que comprei me dei conta que não sabia como congela-los. O que fazer? Como sempre nosso “amigo google” me salvou e encontrei várias dicas legais que aproveito para partilhar com você.
Se você encontrar alguma oferta de pão leve para casa e , com essas dicas, você vai conseguir pão fresquinho a qualquer hora.
Uma ótima terça para todos nós!
Pão de Forma:

Como armazenar:

A melhor forma de armazenar pão de forma é mantê-lo na sua embalagem original, bem fechado, e guarde em local fresco. Após aberto é recomendado consumir em três dias.
Nota: Armazenar pães na geladeira pode ressecar, mas se optar por esse tipo de armazenagem conserve-o na embalagem e retire  da geladeira alguns minutos antes de usar, para voltar a temperatura ambiente.
Como congelar: Coloque as fatias em pequenas porções em um saco próprio para o freezer, retire o ar e leve para congelar. Para descongelar retire o pão do freezer e deixe em temperatura ambiente até descongelar, aqueça por no máximo 5 minutos no forno ou torradeira.
Pão Francês:
Como armazenar: A melhor forma sem duvida é colocar depois de frio os pães em sacos plásticos do tipo zip bem fechados, guardar em local fresco e seco. Ele ficará macio por três dias.
Congelamento: Envolva cada pão individualmente em plastico filme e congele. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e após descongelado esquente no forno. Duração de 6 meses congelado.
Crocante novamente: Molhe a palma da mão e passe na parte superior do pão amanhecido, e leve ao forno até ficar crocante mas prestando atenção para não torrar. Essa técnica também funciona com pães congelados.
Pães Caseiros:
Armazenamento: Pães caseiros, após frios, devem ser mantidos em sacos de papel para manter-los crocantes, pois em plástico eles podem ficar úmidos e esponjosos. Se o pão já foi cortado proteja essa parte com papel alumínio para evitar que o pão fique duro.
Outra alternativa muito usada é deixar o pão caseiro na bancada, coberta com um pano de prato. Mas isso pode ser usado para pães recém assados e que vão ser consumidos rapidamente, já que a exposição pode fazer com que o pão estrague mais rápido.
Congelamento: Fatie o pão e congele em pequenas porções ou inteiro em um saco plastico bem fechado. Para descongelar deixe em temperatura ambiente e aqueça rapidamente em forno pré aquecido. Conservar por 2 meses congelado.
Outras dicas:
1 – para pães feitos com farinha integral ou outras de coloração escura, e com cereais tem maior durabilidade:

2 – Se comprou o pão e ele esta quentinho, transporte em saco de papel aberto para manter-los crocantes. Pois o vapor umedece os pães.
3 – Pães doces e recheados também podem ser congelados, mas sempre procure a forma correta de congelamento e descongelamento.
Sempre se lembre de identificar os pães e a data de congelamento.

  1. Oi Lylia!
    Adorei as dicas, principalmente para o pão de forma integral e o pão francês, que comemos sempre aqui nem casa… Agora já sei como fazer, obrigada!
    Amiga, você postou no face sobre um refogadinho de cenoura… tá aonde, não consegui ver.
    bjus, feliz terça!

  2. Olá faço pães caseiros e fatias húngaras, posso congelar o pão já recheado e não assado ?É como é o processo para descongelar e assar .Outra dúvida eu tenho que pincelar o pão e congelar ou posso pincelar dps de descongelar?
    As fatias húngaras podem ser congeladas ?qual o procedimento ,se vou congelar ,não coloco a calda ?
    Meu Instagram @tucasalgadoa10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA