Simples Assim


bolo-de-banana-close
O melhor da blogosfera são os contatos que faço e o que aprendo com a diversidade do que vemos. Quanta receita gostosa já aprendi por aqui! E quando vejo uma receita em mais de um lugar com elogios ao seu sabor, não tenho dúvida: já trago para a cozinha do Simples Assim. Foi o que aconteceu com esse bolo:
“Atualmente, é o meu bolo de banana predileto. O único defeito, se pode ser considerado assim, é que os diabinhos das bananas nanicas não têm dia nem hora para amadurecer, aí tenho que ir para a cozinha na hora que elas bem entendem e querem… Mas vale a pena, e muito!, disse a Laura Lúcia ao apresentar o bolo.
bolo-de-banana-capa2
” É certamente um dos melhores bolos de banana que já fiz. E o melhor: é simplíssimo de preparar – nem precisa de equipamento especial.”

“No trabalho, o bolo foi embora num instante, entre suspiros e muitos elogios. Aposto que fará sucesso na sua casa também ;-)”.
Opinião da Letrícia, depois de fazer o bolo.

Com tudo isso o que você faria? É claro que eu fui para cozinha para  constatar se era verdade tantos elogios. O resultado? Tudo o que as meninas falaram e muito mais. Tudo o que eu disser vai ser redundante depois do que vocês já leram.
O único conselho que dou é: faça e depois venha fazer coro conosco para louvar essa maravilha.

Ah! Você já sabe da novidade do Simples Assim? Vou começar a dar aulas de culinária com a culinarista, Fátima Nunes, do Ateliê de Gastronomia. Para quem mora em Brasília é uma excelente oportunidade de experimentar a cozinha Simples Assim. A primeira aula vai ser no dia 4 de agosto com um cardápio para o almoço do Dia dos Pais. Ficou interessado? Mande um e-mail para mim que terei o maior prazer de lhe dar todas as informações: lyliadiogenes@gmail.com
bolo-de-banana-fatia
Bolo de banana com pedaços de chocolate – receita do blog Só Receitas Simples

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
Secos
1. 2 xícaras de chá rasas de farinha de rosca (use a de padaria) (190g)
2. 2 xícaras de chá rasas de açúcar refinado (300g)
3. 1 ½ colher de sopa rasa de fermento em pó
4. 2 colheres de sopa rasas de canela em pó*
Líquidos
1. 2 bananas nanicas médias** cortadas em 3 partes (200g)
2. 200g de manteiga derretida e já fria (dos 200g, usei 100g SEM sal)***
3. 3 ovos médios (58g cada, pesado com casca)
Recheio
1. 2 bananas nanicas cortadas em cubos (200g)
2. 130g de chocolate meio amargo em cubinhos (usei Garoto 40% de cacau)
3. 1 colher de sobremesa de farinha de trigo para polvilhar

Preparo
1. Derreta a manteiga. Corte o chocolate em cubinhos e polvilhe com a farinha de trigo. RESERVE.
2. Acenda o forno a 190º.
3.  Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x7cm.
4. Misture numa tigela grande os ingredientes secos 1 a 4. RESERVE.
5. Corte as 2 bananas do recheio em cubos não muito pequenos (elas diminuem muito de tamanho no forno, pois soltam bastante água). RESERVE.
6. No liquidificador:

bata os ingredientes líquidos 1 a 3 até obter um creme homogêneo. Junte este creme aos ingredientes secos da tigela e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Acrescente as bananas em cubinhos; misture. Adicione o chocolate em cubinhos de três vezes, e misture delicadamente.
7. Verta a massa na forma de anel e leve para assar por aproximadamente 45 minutos ou até que espetando um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Aos 35 minutos, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Desenforme após 15 minutos.
Dicas da Laura Lúcia:
Aguarde amornar ou esfriar para servir. Gelado, com o chocolate estalando nos dentes, é mais do que delicioso!

  1. Que bom Lylia!
    Eu estou sempre a dizer que não gosto de bolos de banana enão gosto, mas agora a minha filha diz que gosta e pede para lhe fazer, por isso lá vou ter fazer um dia destes, lol!!
    Excelente combinação.
    Beijinho e bom fim de semana,
    Lia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA