Simples Assim


12 dicas para iniciantes na cozinha – Terça das dicas

Essas 12 Dicas para  iniciantes na cozinha tem um motivo de estarem aqui hoje.

Minha irmã, Flávia, que morava comigo, casou e foi morar em Erechim ( RS). Ela não tinha muita intimidade com as panelas, apesar de fazer uma farofa imbatível.

Aos poucos foi aprendendo algumas coisinhas. Mas quando assumiu sua casa e começou a ser a responsável pelo cardápio do dia a dia viu que ainda tinha muito aprender.

E o que ela fez então? Começou a me perguntar umas dúvidas e fazer umas receitinhas do Simples Assim, como essa Pizza fake de berinjela.

O resultado: está se saindo muito bem e já está mais por dentro da alquimia da cozinha. Nada como meter a mão na massa. É ou não é?

Com isso, comecei a procurar umas dicas bem básicas de cozinha e fui selecionando para mandar para ela.

Como essas da chef brasileira Isa Souza bem legais e que podem ajudar aos iniciantes na cozinha e também facilitar a vida de quem já está acostumado com panelas e fogões.

Segunda a Isa Souza ,  o grande segredo, na verdade, são os detalhes:

“O que faz a diferença é o cuidado, como retirar a pele do tomate ou deixar a carne refogar em fogo baixo, por exemplo. Não ter pressa”, afirmou.

Espero que essas dicas não ajudem só a Flávia, mas a você também que está à procura de praticidade na sua cozinha.

12 dicas para iniciantes na cozinha

1. Tirar congelados do freezer um dia antes.

“Lembre-se sempre que carnes e peixes precisam ser descongelados na geladeira”, explica Isa.

2. Amassar o alho com a faca e tirar a casca rapidamente com a ponta dos dedos para evitar o máximo possível que o cheiro fique nas mãos.

Tire a pontinha do alho com a faca e use um guardanapo para tirar o excesso do tempero, cebola ou qualquer outro ingrediente da faca. “Quanto menos contato com o alho, melhor”.

3. Preferir o fogo baixo.

“Vai fazendo devagar em fogo baixo, você não está em um restaurante com um monte de pedidos”, comenta a chef.

4. Aprenda a conversar com a comida e preste atenção nos sinais que a panela dá.

“Tem que aprender a conversar com a comida. Quando o alho começa a estalar, ele está chamando a cebola para a festa”, comenta.

5. Temperos desidratados são uma boa opção para ter em casa. São mais práticos e duram mais tempo do que os frescos.

6. Cultivar ervas em pequenos vasos na cozinha é um boa dica para sempre ter ingredientes de fácil acesso.

7. Sempre aqueça a panela antes de colocar o azeite de oliva porque ele mantém mais as propriedades se não passar pelo processo de aquecimento.

8. Na hora de escolher o sal, vá sempre na direção do sal marinho. Quanto menos refinado, melhor.

9. O sal não deve ser colocado no início do processo de cozimento, junto com o alho e a cebola. Segundo a chef, ele tira a água dos ingredientes, deixando-os mais duros. Se quiser uma carne suculenta, por exemplo, jogue o sal depois.

10. Congelar cebola, cebolinha, ervas e outros temperos pode ajudar na hora da correria, além de mantê-los mais tempo conservados, para quem não costuma cozinhar muito. Compre-os frescos, seque bem com o papel toalha e coloque em pequenos potes no freezer.

11. Procure comprar pimenta a granel e faça uma mistura daquelas que você mais gosta e moa somente na hora de temperar. Isto irá manter as propriedades que ela tem e que ajudam na hora da digestão.

12. Não tire a comida do micro-ondas antes dele apitar três vezes.

“Primeiro, porque está em processo de cozimento e, depois, porque as micro-ondas ainda estão sendo liberadas ali dentro”, avisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA