Simples Assim


Um bolo com gostinho de cinammon roll

Além de gostoso, bonito

Gosto de experimentar coisas novas. Acho que o mundo é tão vasto, “vasto mundo”, como já disse o eterno Drummond , que não podemos no acomodar com nossos limites.Temos que ir sempre além.Estar sempre em busca de algo mais. E essa inquietação me move em tudo na vida. Inclusive na cozinha, claro. Gosto de fazer novos experimentos, misturar ingredientes variados e vibrar com novas descobertas.

O bolo de hoje foi resultado dessa minha inquietação. Estava com duas opções de bolo para experimentar. O Bolo Amanteigado da minha amiga Regina, do Sabor em Si. Na descrição ela já dizia: ” Ele desmancha na boca. Pra mim, essa é a melhor receita de bolo que eu tenho, para chá, café e etc”. E recomendava: “Façam e terão uma grata surpresa, acreditem!!!”. E minha amiga  querida Josy também tinha experimentado e disse : ” Quando a Rê disse no blog dela que essa era a receita do melhor bolo para saborear com um café, ou chá, ela não estava exagerando, fica muito macio, de derreter na boca mesmo! “.  Como não experimentar? O outro bolo, foi postado pela Sandra , do Caldeirão da  Bruxa Solar, o Bolo Cinammon Roll . Queria fazer os dois, mas como não dava resolvi dar um “jeitinho”..Resolvi juntar os dois em uma só receita. Fiz a massa da Regina, que ficou fofinha, macia e acrescente , do jeitinho que ela falou e acrescentei canela. Esqueci que de colocar a cobertura da Sandra no bolo.Tinha lido rapidamente e achava que era por cima. Que fiz então? Usei então somente a calda iindicada que deu ao bolo aquele gostinho inconfundível dos deliciosos Cinammons Rolls, aqueles tradicionais pãezinhos americanos, macios e perfumados com sabor de canela.
Obrigada as duas amigas blogueiras que sempre nos presenteiam com delícias.
Que tal?
Bolo com gostinho de Cinammon Roll

Ingredientes 

  • 160g de manteiga (usei com sal)
  • 01 xícara de chá de açúcar
  • 02 ovos inteiros
  • 01 colher de café de raspas de limão ou laranja (fica a seu gosto)
  • 01 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 02 colheres de chá de fermento em pó

Modo de Fazer a massa

Bater a manteiga com açúcar até ficar cremosa e esbranquiçada. Adicionar as raspas de limão e um ovo de cada vez até terminar. Colocar toda a farinha de trigo e o leite. Acrescentar o fermento em pó. Bater só para incorporar tudo. Distribuir a massa em uma forma untada e enfarinha redonda de buraco no meio com 20 cm de diâmetro ou forma redonda com 25cm. Assar em forno 180ºC por 45 a 50 minutos mais ou menos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco para desenformar e colocar a cobertura.
Essa massa fica com uma consistência mais firme, não se preocupe é assim mesmo.

Nota da Regina: 

Não está errada a quantidade de leite,viu? 
Esse bolo é bem simples,mas é divino.
Só me dei conta de que ainda não tinha postado essa receita esses dias. Por essa razão trouxe hoje para vocês.

A calda da receita do do Bolo de Cinammon Roll da Sandra

Calda
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Misture bem o açúcar com o leite e a baunilha até virar uma pasta (se precisar use mais leite, mas aos poucos).
Despeje fazendo desenhos por sobre o bolo enquanto esse ainda estiver quente.

Outros bolos Simples Assim para esta sexta:
Bolo de Fubá
Bolo de Chocolate Diferente
Bolo de Noiva do Recife

  1. Lylia querida, uma dupla homenagem ter misturado duas receitas e de uma pessoa que gosto tanto, a Re. Agora sou eu que vou ter que fazer o bolo fofinho…rsrss
    Muito obrigada pelo carinho e por ter citado meu blog. Você sempre é muito querida!
    Beijão

  2. Minha querida amiga Lylia, ficou fantástica sua versão. É isso mesmo, a alquimia dos sabores é inventar, acrescentar, reinventar.Como já dizia
    Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." A meu ver na culinária também não é diferente!
    Amei e quero agradecer muito minha querida por todo esse carinho,viu?
    Sou fã dessa cozinha Simples Assim. Tanto é que sempre sito lá no Blog. Você foi muito Feliz na escolha do nome do Blog, adoro e vc sabe disso!!!
    Nossa, Sandrinha é muito querida e o Caldeirão é show!
    Super bju e ótimo fim de semana. RE

  3. Lylia querida que lindo ficou seu bolo, essa bolgsfera é uma maravilha, vamos adquirindo novas receitas, criando outras através das idéias das outras amigas, e assim a delicia que já era aparente, ainda mais vindo do blog da querida Rê, mais a calda da nossa querida bruxinha e a sua criatividade, resultou em um belo bolo. Obrigada pela menção ao meu blog, de fato foi comprovada a delicia que ficou esse bolo. Adorei sua sugestão. Bjos ótimo final de semana amiga

  4. Lylia, adorei a invencionice! Pegou duas receitas que já eram boas e transformou numa terceira que só podia ter ficado apetitosa 🙂 Seu bolo ficou lindo, a canela deve ter dado um sabor incrível. Um beijo!

  5. QUeridos Wair, Teresa, Mônica, Vânia, Sandra, Regina, Erica, Luísa, Josy, Bertha, Adri, Andrea, Nina, São, Thalita, Camomila, Maria Célia, Valéria, Wair, Cristina, ISa, Paula e Ci,

    Obrigda pelos comentários carinhos e pela presença amiga.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias