Simples Assim


Receita para uma vida mais leve – 7 alimentos para melhorar o seu humor

happy-food
Você sabia que a ingestão de alguns alimentos também influenciam no bom humor? Pois fique sabendo que sim. Diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor.
“Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão”, afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.Segundo ela, a química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.
Os carboidratos são um desses alimentos.A especialista em nutrição clínica da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Fernandes Castilho, de São Paulo, esclarece que “eles elevam os níveis de insulina e ajudam a ‘separar’ o triptofano dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção”, afirma a nutricionista. Por isso, dietas que cortam carboidratos podem, sim, deixar uma pessoa em péssimo estado emocional.
Vamos conferir, então, os outros alimentos que exercem essa função no nosso organismo:
Proteínas
proteinas
Elas possuem boas doses de triptofano, que  ajuda na formação da serotonina. Além de carnes, ovos, leite e derivados, elas estão  presente no grão-de-bico, ervilha e feijões.
Chocolate
chocolate
O cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. “Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante”, afirma a nutricionista Camila Mendes de Abreu.
Aveia
aveia
Além do triptofano, contém selênio, que colabora para a produção de energia no organismo.
Banana:
banana
A fruta possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina; e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.
Milho
milho
O grão é rico em carboidratos e também em vitamina B6
Vegetais com folhas escuras
vegetais-verde
Couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.
Oleaginosas
nuts
Nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias