Simples Assim


Mais uma sopa para os dias frios

Nessa época de frio uma das melhores opções par o jantar de todo o dia é uma sopa. Ela conforta, aquece e dá aquela sensação de saciedade. Além de ser muito nutritiva. Tenho andado pesquisando outras receitas para variar as já tradicionais, como o ministrone .Como já disse, sou partidária das novidades e de mudar a rotina, sempre para melhor é claro.

A dificuldade é unir sabor, leveza e saúde em uma só receita.Por exemplo,sopa de cebola é deliciosa, mas bastante calórica, então fica para aqueles dias que a gente se dá o direito de exagerar um pouco mais.

Em uma segunda-feira, como hoje, o ideal é algo mais leve para compensar os exageros do fim de semana.Então optei por uma sopa de lentilha com legumes que cumpre bem esse papel.

È bom saber que a lentilha possui inúmeras propriedades Vejam só: ela é mais fácil de cozinhar, de mais fácil digestão e ajuda na redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).

A lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada.

Antes de cozinhar, é recomendável deixá-la durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre).

Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.

Então vamos aproveitar os benefícios desse grão com essa deliciosa sopa que tirei do blog da Fabi: http://cozinhadafabi.blogspot.com/

Sopa de Lentilha e legumes

250g de lentilhas
• 100g de bacon em cubos pequenos (não usei)
• 1 cebola bem picada
• 2 dentes de alho amassados (não pede , mas eu coloquei)
• 3 colheres de sopa de alho-poró em rodelas finas
• 2 tomates sem sementes em cubos pequenos
• 4 mandioquinhas (batata baroa) em cubos pequenos ( ou batata inglesa)
• 1 cenoura em cubos pequenos
• 1 litro de caldo de ave (como não tinha caseiro, usei o goodlight da Nestlé, pois tem 0% de gordura e dissolve mais rápido)

Numa panela de pressão, doure o bacon. Não precisa colocar nenhum tipo de gordura (óleo ou manteiga). Só o bacon mesmo direto na panela e ele soltará bastante gordura (reserve um pouco do bacon dourado para decorar o prato no final).
( Como eu não usei bacon coloquei azeite de oliva)

Coloque a cebola, o alho e o alho-poró e deixe murchar um pouco. Acrescente as lentilhas e refogue um pouco. Coloque o tomate e os legumes picados e envolva bem. Acrescente o caldo aquecido, tampe a panela e deixe por uns 10 minutos após pegar pressão.
Eu deixei apenas 10 minutos e os legumes ficaram bem molinhos. Da próxima vou tentar deixar um pouco menos para ficar mais al dente.

Daí é só passar a sopa para uma outra panela e levar ao fogo alto para reduzir e engrossar um pouco.
Acerte o sal e sirva com pedacinhos de pão sírio torrados, tudo regado com um bom azeite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA