Simples Assim


De dar água na boca – Bolo de chocolate diferente

Tenho impressão que Bolo de Chocolate é o preferido por todos. Falou nessa delícia, todos suspiram e anseiam por um. Eu não sou exceção. Tenho várias e várias receitas e de vez em quando experimento uma. Algumas são repetidas inúmeras vezes, outras deixo de lado pois não foram aprovadas.
Sexta passada estava sem inspiração para fazer o tradicional bolo de fim de semana. Qual fazer ? São tantas opções … Tem sexta que já vou direto para a cozinha sabendo o quero, mas em outras…A inspiração parece que me abandona. Lembrei então de Bolo de Chocolate, mas queria experimentar algo novo, que surpreendesse. Não estava com vontade de repetir nada do que já tivesse feito. Fui pesquisar então  Parei no blog Simplesmente Delícia, da Flávia Pantoja, que traz sempre ótimas novidades. Tinha vários bolos de chocolate diferentes, inclusive já fiz esse outro Bolo Perfeito de Chocolate dela que foi aprovadíssimo. Mas uma receita me chamou a atenção por duas coisas: levava somente 1 ovo e uma pasta feita com ameixas. Além do nome que era Bolo Perfeito de Chocolate. Como não arriscar ?Afinal já se diz que “quem não arrisca, não petisca“.
Fiz o bolo sexta à noite, com todos na cozinha, bebendo uma cervejinha e espreitando meu novo experimento. O cheirinho que saia do forno era irresistível. Ninguém quis nem esperar para esfriar para saborear. Então morno mesmo servi para meus “cobaias” com uma bola de sorvete de creme e a cozinha se encheu de ” ohhhhhhs! e huuuuuummms ! Perfeito mesmo. Cremoso, com aroma de conhaque que emprestou um sabor especial ao chocolate. Só não ficou melhor, porque a receita rende um bolo pequeno, da próxima vez vou dobrar a receita.
Fiz, então,  um café fresquinho para acompanhar e fomos todos dormir um pouco mais felizes com a doçura daquele bolo.
Obrigada, Flávia, por mais uma receita de sucesso!
Bolo de Chocolate Perfeito
 Ingredientes:

  • 220 gramas de ameixas sem caroços
  • 100 ml de Conhaque ou Armagnac
  • 60 ml de iogurte natural
  • 60 ml de óleo de girassol
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa cheias, de açúcar
  • 4 colheres cheias, de açúcar mascavo
  • 40 ml de mel
  • ½ copo de farinha de trigo
  • ½ colher de sobremesa de fermento em pó
  • ½ colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de cacau, bem cheia
  • 170 gramas de chocolate meio-amargo picado (usei o Lacta com 43% cacau)
  •  80 ml de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar, bem cheias
  • 2 colheres de sopa de Conhaque ou Armagnac

Como fazer:

1. Numa pequena panela, ponha as ameixas com o Conhaque e aqueça levemente em fogo baixo. Reserve.  Enquanto isso, unte uma forma retangular de 26 cm X 12 cm com manteiga.  Forre-a de papel-manteiga e unte este de manteiga também.  Reserve.
2. Pré-aqueça o forno a 180° C. Na vasilha do processador, ponha a metade das ameixas, o iogurte e o oleo e processe até formar uma pasta (tem que ficar bem liso, como uma maionese!). Pare o processador e limpe as laterais com uma espátula. Processe um pouco mais. Você tem que obter uma pasta com uma consistência parecida com maionese.  Ponha essa pasta numa vasilha maior e junte, à mão, o ovo, os dois tipos de açucares e o mel. Misture com uma espátula ou fouet.
3. Separadamente, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e o cacau.  Adicione essa mistura ao creme de ameixas e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o chocolate picado e a segunda metade de ameixas. Entorne na forma preparada e alise a superfície com a espátula. Com o dedo, afunde para baixo qualquer pedaço de ameixa que estiver na superfície. Leve ao forno por 60 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
4. Enquanto isso, numa panela pequena, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo somente até o açúcar diluir. Desligue o fogo, e deixe amornar. Adicione o Conhaque e reserve.
5. Após os 60 minutos, ou quando uma faca sair limpa do centro do bolo, tire o bolo do forno e fure-o todo com um palito ou uma faca. Entorne a calda de Conhaque no bolo todo, devagar, encharcando-o bem. Deixe o bolo esfriar completamente antes de retirar a forma.
Outros Bolos Simples Assim:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA