Simples Assim


Lamington Cake – Ciranda de Receitas

Lamington 3

Dia de Ciranda de Receitas é dia de festa. Dia de abraçar as amigas, tomar um café com cada uma e saborear tanta delícia circulando por aí. Cada semana a alegria se repete ao saber quem será o meu par. Essa semana foi a querida Cintya, do Cozinhar é Preciso.

Um blog que sempre gostei e que ficava imaginando como seria sua “dona” que se escondia por trás de tanta receita gostosa. Até que tive o enorme prazer de conhecê-la no primeiro Encontro Gourmet e desde aí a amizade só foi aumentando. Alegre, divertida, “prendada”, temos muitas afinidades e em cada encontro, descobrimos mais uma. Até os maridos acabaram ficando amigos e são companheiros em todos os Encontros Gourmets!

Estivemos juntas também na memorável festa de Halloween na casa da angela, do Ora Pitangas.

E, muito carinhosamente, ela trouxe para o Simples Assim, aquilo que mais gosto de fazer: bolo. Que tal? E não é um bolo qualquer, você vai ver.

Como não amar esse encontro quinzenal com tanta gente querida?

E hoje, com muita alegria, anuncio a participação de três novas “cirandeiras”; a Camomila, do Camomila, Rosa e Alecrim , a Giulia, do Simplezas e a Marly, do “Saboreando a Vida”. Todas criativas, “arteiras”, prendadas e com muita coisa gostosa para partilhar conosco.Sejam bem vindas !!!

Agora o Simples Assim fica com a querida Cintya enquanto eu vou cirandar por aí.

Nossa festa de Halloween.A Cintya é a de blusa branca, a terceira da esquerda para direita..A primeira, no mesmo sentido, é a Fla, do Arte na Cozinha, seguida da Ana Cláudia, do Ana Cláudia na Cozinha, a Cintya, do Cozinhar é Preciso, a Mel do Artes da Mel, a Catarina, do Ohh! Céuss!!, eu e a angela, do Ora Pitangas
Nossa festa de Halloween.A Cintya é a de blusa branca, a terceira da esquerda para direita..A primeira, no mesmo sentido, é a Fla, do Arte na Cozinha, seguida da Ana Cláudia, do Ana Cláudia na Cozinha, a Cintya, do Cozinhar é Preciso, a Mel do Artes da Mel, a Catarina, do Ohh! Céuss!!, eu e a angela, do Ora Pitangas

Muita alegria ao saber que seria a minha parceira nesta rodada da ciranda!

Pensando no seu blog, e em como ele é cheio de petiscos e receitas salgadas maravilhosas, não vou ousar em mandar algo salgado. 
Mas, me lembrei que você adora bolos, por isso escolhi o LAMINGTON CAKE especialmente pra você, pois ele é simples na execução, mas sua finalização o faz ficar com uma aparência bonita. E o sabor é uma delícia! Espero que eu acerte na escolha e que você goste!
Super beijo!
Cintya Maria

Vamos falar sobre o Lamington Cake? O que é e onde surgiu?
O Lamington Cake é uma receita de origem Australiana.

É um pão-de-ló com cobertura de chocolate e coco ralado. Ele geralmente é servido cortado em quadrados, os quais são banhados com uma fina camada de chocolate e em seguida são passados no coco ralado. A fina cobertura de chocolate é absorvida pelo pão de-ló, o que faz com que o bolo fique uma textura aveludada e úmida.

Existem variados relatos sobre a origem e criação do Lamington cake. Entretanto, a maioria concorda que o nome surgiu devido ao Lord Lamington , que serviu como governador de Queensland de 1896 a 1901. Outros créditos sugerem que ele pode ter sido nomeado para sua esposa , ou até mesmo para homenagear aldeia de Lamington , South Lanarkshire , na Escócia , local de origem do Lord Lamington.

Mas quem se importa com a origem? É apenas uma curiosidade, afinal o que nos interessa é o sabor desta receita, não é mesmo?
Pois bem, então vamos à receita:
Lamington 1

Lamington Cake

Rendimento: aprox. 20 quadrados.
Ingredientes para o para o pão-de-ló

  • 7 ovos em temperatura ambiente
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 225g de açúcar
  • 80g manteiga
  • 200g de farinha de trigo

Ingredientes para a cobertura

  • 400g de açúcar de confeiteiro
  • 115g de cacau em pó
  • 1/2 xíc. (chá) de leite integral quente
  • 100ml água quente
  • 100g de manteiga
  • 200g coco ralado

Lamington 2
Preparo do pão-de-ló
1) Derreta a manteiga em fogo mínimo e deixe por mais 2 minutos, sempre mexendo. Reserve.

2) Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 30cm.

3) Peneire a farinha e reserve.

4) Na batedeira, bata os ovos com o sal até dobrar de volume.

5) Acrescente pouco a pouco o açúcar, sem parar de bater. Bata por mais alguns minutos, até que os ovos estejam bem aerados e que deixem um rastro quando o batedor é levantado.

6) Em velocidade baixa, acrescente a farinha por um lado e a manteiga por outro, não demore muito tempo ou os ovos perderão volume.

7) Terminado os ingredientes, desligue imediatamente e misture com uma espátula delicadamente, com movimentos de baixo para cima.

8) Despeje na forma untada e leve para assar por +/- 40 minutos, ou até que as bordas estejam douradas e o centro assado. Faça o teste do palito.

9) Retire do forno e deixe esfriar por 5-10 minutos.

10) Corte quadrados de 5cm e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Preparo da Cobertura e o processo de banhar o bolo

1) Retire a “casquinha” dos pedaços de bolo, assim ficará mais fácil para banhar.

2) Derreta a manteiga e reserve.

3) Em um recipiente refratário, bata o açúcar, cacau, a água quente e o leite até que esteja homogêneo.

3) Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente com uma espátula.

4) Encaixe o refratário sobre uma panela com água fervente, assim a calda não esfriará, ficando mais fácil para banhar os pedaços de bolo.

5) Apoie um quadrado de bolo sobre um garfo grande (eu usei aqueles de churrasco) e com uma colher bem grande, despeje a cobertura de chocolate sobre ele, tomando cuidado para cobrir todos os lados.

6) Escorra bem o chocolate e coloque os pedaços sobre uma grade ou sobre papel manteiga.

7) Cubra todos os lados do bolo com o coco ralado.

8) Retire o excesso do coco e coloque em um prato de servir para secar.

9) Repita o processo até acabarem todos os quadrados de bolo.

10) Se achar necessário, leve os bolos para gelar.
logomarca ciranda2

  1. Oi queridas! Com essa receita da Cintya, relembrei minha saga há dois anos atrás, quando resolvi publicar no blog, receitas dos países participantes da Copa do Mundo no Brasil. A Austrália era uma das participantes e eu fiz esse bolo. E foi apenas com o auxílio do post da Cintya que eu consegui fazer, todo o material que eu encontrava trazia poucos detalhes, já no post dela, estava tudo explicadinho, e deu tudo certo no final. Obrigada Cintya mais uma vez, e obrigada a você por essa oportunidade. Vou cirandar por aí.
    Beijos

  2. Bom dia, Lylia!
    Cada vez que eu vejo essa foto, penso que quase fui… Tem nada não, o abraço em todas está guardado!
    E minha lista de receitas acabou de aumentar com esse bolo da Cintya. O marido chocólatra vai gostar.
    A ciranda tem agregado blogueiras muito queridas, estou adorando!
    Bjs.

  3. Oi, Lylia,

    O lamington é um bolo delicioso, tanto que eu também já publiquei uma receita dele, rsrs. Vou dar uma boa examinada nesta receita da Cyntia, para ver se há muitas diferenças entre as duas receitas. O bolo dela, aliás ficou com um aspecto super apetitoso!

    Um beijo

    Ah, sim, observei que o meu nome e o do meu blog, lá em cima, na apresentação, ficaram sem link, o que deve ter sido um lapso, rsrs.

  4. Oi Lylia, não posso deixar de comentar que a cada rodada da ciranda para haver uma "sintonia" entre todas as postagens…nessa semana tem várias receitas diferentes ou com combinações inusitadas, muito interessante!Esse bolo por exemplo, além de lindo e com uma textura deliciosa, não se vê sempre por aí, estou adorando tudo isso!
    Bjo, ótimo fds e depois nos conte tudo sobre suas aulas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA