Já comecei a contagem regressiva para o Natal: faltam 30 dias. para comemorarmos o nascimento de Jesus.Daqui para a frente é preparar o espírito , a casa e a alma para que essa festa seja a mais bonita possível.
Como eu não gosto de atropelos, costumo organizar um caderninho com todas as providências, como: presentes, cardápio, decoração, confraternizações, enfim tudo que me aguarda no mês de dezembro. Afinal, Natal não se resume a um dia, mas a um período onde tudo é festa, onde somos chamados a sermos melhores e darmos o melhor de nós mesmos.
No item presente dou preferência aqueles feitos por mim. Acho que é um carinho você preparar algo e oferecer aos amigos.Demonstra atenção, amor e dedicação para com aquela pessoa. Entrar em uma loja e comprar um presente é muito fácil, mas “perder” tempo com a execução desse presente é , sem dúvida,um ato de amor.
Um dos presentes que gosto de oferecer são antepastos, de preferência de berinjelas. Tenho muitas receitas, a maioria de fácil execução e, o melhor, bem gostosa.A que trago hoje é da minha amiga Josy, que está sempre nos presenteando com deliciosas receitas. Essa é bem fácil, pois depois de picar os legumes é só temperar e levar ao forno. Não é Simples Assim? Depois de pronto, coloco em vidros esterilizados, cubro a tampa com um tecido com motivo natalino e arremato com um laço de fita. É ou não é um gesto de carinho?
Que esta semana incorporemos o Espírito de Natal em nosso dia a dia.
Antepasto de Berinjela da Josy
Ingredientes
- 3 berinjelas médias
- 1 pimentão verde (coloquei 1 verde e outro amarelo)
- 2 tomates s/sementes
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de uvas passas pretas ou brancas
- sal a gosto
- orégano a gosto
- temperos da sua preferência
- azeite de oliva
Modo de preparo
- Corte as berinjelas ao meio, depois em fatias, e em tirinhas.
- Polvilhe com sal e reserve por mais ou menos 30 minutos.
- Enquanto isso, corte os tomates em tirinhas, o pimentão em tirinhas pequenas,, as cebolas em fatias, o alho picadinho, e separe tudo para facilitar o preparo
- Em uma assadeira, misturei tudo em camadas de ingredientes, regue com azeite de oliva.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos.
- Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos.
- Retire, espere esfriar, e reserve em geladeira.
- Sirva, com pãezinhos ou torradas.






Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.
Esse antipasto é maravilhoso e uma bela ideia! beijos,chica e linda semana!
Lylia, que delícia de post!
Fiquei imaginando os preparativos e adorei a sua ideia, super organizada diga-se de passagem, de fazer um caderninho. Eu, como uma boa virginiana, que também adora organizar, vou tentar adotar essa ideia, que com certeza facilitará a minha vida em Dezembro.
Compartilho da mesma opinião e acho lindo quando alguém despende um tempo preparando um mimo para o outro. No ano passado, fiz isso pela 1a. vez, influenciada pelo que vi nos blogs "dazamigaz" e esse ano, se tudo der certo (espero que o caderninho ajude!!!), quero fazer ainda mais.
Essa receita é ótima para presentear e acho difícil alguém não gostar desse antepasto. Vou salvar a receita!
Um super beijo e até…
Esse antipasto tem um aspecto maravilhoso.
Dá uma bela entrada para um dia de festa.
bj
Que ar delicioso é realmente uma excelente sugestão para dias de festa e que bom aspecto.
Beijinhos
Que maravilha de sugestão Lylia!!
Beijinhos,
Lia.
Amo! Mas fazia diferente, vou testar esta receitinha com amigos aqui em casa! E eu tbm amo Natal! Viva!!!
Boa semana
Uma receita deliciosa e fresquinha, como a época pede!
Beijos,
Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com.br
adoro antepasto de berinjela melhor ainda,acabei de colocar um de berinjela na geladeira depois e so partir para a degustação bjs Rosinha
Quanta coisa deliciosa….haja tempo para fazer tudo isso! acho que prefiro ganhar…rsrsrsrs….demais amiga!
Deu água na boca, estas delicias.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Ei Lylia
Fica bem mais carinhoso e interessante, presentear com algo feito por nós mesmas, como não tenho habilidades manuais, desajeitada, ando pensando em fazer um daqueles bolos de maçã que você nos passou a receita, uma embalagem caprichada e acho que vai fazer bonito, as pessoas poderão saboreá-lo no café da manhã do dia 25.
A ideia dos antepastos também é uma boa.
Beijo
Este ano quero fazer uns mimos culinários também, já pensei em geleia e licor, este antepasto será mais um que vou incluir na lista!
Beijos
Olá Lylia
A sua berinjela deve estar uma delícia.
Venha participar do SORTEIO TALENTO MODA PLUS SIZE. Mesmo que seja magra sempre temos a quem presentear. o Natal vem aí.
AMIGA DA MODA by Kinha
Bom dia Lylia,
O antepasto de berinjela é delicioso e sendo uma receita da Josy preparada por si, existe uma maior certeza. Parabéns para ambas.
Beijo,
Vânia
Oi minha linda e querida amiga olha só sempre passo por aqui e justo ontem não deu pra passar fiquei feliz de vc ter se inspirado em uma receita lá do meu cantinho. Esse antepasto além de prático e fácil de fazer, é muito saboroso. Ficou lindo, e é uma ótima sugestão para presentear os amigos e familiares. Fico muito feliz que vc gostou e aprovou. Obrigada por mencionar meu blog obrigada pelo carinho viu? Beijinhos
Eu fiz. Mas confesso que não segui essa receita. Na verdade, nem essa e nenhuma das várias outras que eu li. Um dia eu estava no mercado e resolvi comprar berinjela. Além dela, comprei só um pimentão amarelo. Ao chegar em casa, vi que faltavam ingredientes pra seguir qualquer receita que eu achasse. Mas aí achei uma onde a autora falava "eu não uso receita, vou juntando tudo e pronto". Era a deixa que eu precisava. Cortei as berinjelas e os pimentões em palitos, as cebolas e os tomates em rodelas, piquei alho e misturei tudo. Joguei sal, orégano, vinagre e muito azeite de oliva e levei ao forno. Ficou muuuuuuuuuito bom. Até meu marido gostou (rs). Engraçado que sempre comia isso nas pizzarias como aperitivo e achava que era super difícil de fazer. Agora não vou deixar faltar lá em casa!