Simples Assim


Início de semana sempre dá aquela vontade de retomar o regime, de ter uma alimentação mais saudável, de esquecer as delícias consumidas no fim de semana. Eu , pelo menos sou assim, pois fim de semana aqui em casa é um festival de comidinhas gostosas: aperitivos, bolinhos, sobremesas e outras delícias.  Durante a semana, então, faço mais algo light  porém gostoso.
Em uma dessas segundas-feiras, me deparei com essa receita que tinha ótimas indicações e ingredientes muito apreciados por mim: passa, pepino, tomate, iogurte…Sem falar no ingrediente fundamental: a simplicidade. 
Uma  salada   presente em vários países como Grécia (tzatziki), Turquia, Iraque, Afeganistão (mast-o-khiar) e os países que antes e os países que antes formavam a Iugoslávia”, informava a postagem sobre a receita.
Depois que a experimentei ela entrou no cardápio das “preferidas” aqui de casa e sempre quando aparece faz sucesso.
Que tenhamos todos uma semana cheia de alegria, realizações e adotando a dieta que não tem erro:
Faça a dieta da alegria:
Um sorriso a cada manhã; Um agradecimento ao final do dia..”
( Desconhecido)

Salada de Pepinos com Molho de Iogurte ( exatamente como está aqui)

Ingredientes ( eu geralmente faço a metade)
  • 6 pepinos japoneses (ou 2 ou 3 pepinos comuns, retirando a casca)
  • 1/3 copo de passas
  • ¾ copo de folhas de hortelã picadas
  • 2 tomates bem maduros, sem sementes, picados
  • 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional)

 Molho:

  •  2 copos de iogurte natural
  • 1/3 copo de azeite extra-virgem
  • ½ copo de suco de limão
  • 2 dentes de alho, picadinhos
  • Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

1. Misture todos os ingredientes do molho: iogurte, azeite, limão e alho. Tempere à gosto com sal e pimenta e reserve numa vasilha. O molho de iogurte pode ser feito na véspera.
2. Lave bem os pepinos e seque-os. O pepino japonês tem uma casca bem macia e não precisa ser descascado mas se você for usar o pepino comum, retire a casca. Corte em rodelas ou pique em cubinhos, ou use uma mandoline.  Ponha todos os pepinos para escorrer com uma pitada de sal. Os pepinos precisam escorrer por no mínimo 1 hora. Você pode deixar mais tempo mas deixe-os na geladeira. Não se esqueça de por uma vasilha em baixo porque vai escorrer muita água!!
3. Ponha as passas numa vasilha com água quente e deixe hidratar por uns 30 minutos. Escorra e reserve.
4. Depois de escorridos, junte os pepinos com os tomates picados, a pimenta dedo de moça se for usar, a hortelã picada e as passas. Misture delicadamente o molho de iogurte: não use todo o molho pois os pepinos vão continuar a dar água .
Leve a geladeira.
Você pode servir imediatamente mas essa salada fica melhor após algumas horas na geladeira.

  1. Olá Lylia!:)

    Gostei muito de conhecer o teu blogue e adorei esta saladinha. O tsatziki já faz parte da minha lista de molhos preferidos há muito (é mais molho do que salada) e também tenho uma receita de salada marroquina muito parecida com a tua. Um dia destes vou experimentar esta com certeza!:)
    Já estou a seguir-te. Serás muito bem-vinda se quiseres passar também no meu blogue (que ainda nasceu há pouco) a visitar-me!

    Beijinho,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias