Simples Assim


Receita de Amigas – Bolo de Ameixa e Café

 Tem alimentos que parecem que nasceram uma para o outro: queijo com goiabada, café com leite, açúcar com canela, chopp com fritas…a lista é grande e surpreendente. Mas, tem outros que a gente nem imagina que poderiam andar juntinhos e, quando os misturamos percebemos que nasceram “um para o outro”. Foi o caso desse bolo. Café e ameixa. Nunca imaginei que pudessem se dar tão bem, mas quando li a receita vi que tinha que experimentar para ver o resultado.
Veio da cozinha da querida Rosângela, que deu um nome muito sugestivo para seu blog, numa clara alusão à cozinha de casa – O melhor restaurante do Mundo”. Eu quando li o nome, pensei: ” Que iluminação teve a Rosângela. Realmente o melhor restaurante do mundo é o da nossa casa”. Pelo menos aqui em casa é assim, pois só o fato da comida ser feita com amor, com o cuidado de agradar a cada um, com a escolha dos ingredientes preferidos da família o resultado é tão especial que não pode ser encontrado em nenhum outro restaurante do mundo. Além da alegria de cozinhar aquilo que se tem vontade e partilhar com aqueles que você ama..
Voltando ao bolo, que é o que nos interessa, a combinação ameixa e café foi realmente perfeita. A ameixa deu umidade ao bolo e o café um sabor todo especial. Ele ficou fofinho, macio e entrou para o rol dos meus preferidos. Além de ser do jeitinho simples assim de fazer que tanto gosto.Imagine que é feito no liquidificador !
Pensei até em faze-lo na época do Natal, acrescentando uma porção de nozes ou outras amêndoas , uma dose de algo alcoólico, como licor ou rum e presentear os amigos. Não é uma boa ideia?

Que você tenha um fim de semana gostoso como esse bolo e com a harmonia dessa combinação.

Bolo de Ameixa com Café de liquidificador
Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de ameixas pretas sem caroços
  • 1 xícara (chá) de café forte
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3/4 xícara (chá) de oléo
  • 150 ml de iogurte
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Como fazer:

  • Em uma tigela, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó, reserve.
  • Coloque os demais ingredientes no copo do liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
  •  Em seguida, acrescente a mistura do liquidificador à tigela onde se encontra a farinha e o fermento, mexa com o auxílio de um fouet até obter uma massa lisinha.
  • Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central, despeje a massa sobre ela e leve-a ao forno pré aquecido a 180°c por aproximadamente 35-40 minutos, ou faça o teste do palito.
  • Retire o bolo do forno e só desenforme-o depois de frio.

Outros Bolos Simples Assim para adoçar seu fim de semana:
Bolo de Morangos
Bolo de India
O Melhor Bolo de Maçã do Mundo

  1. Lylia querida, fico imensamente feliz que você tenha feito esse bolo e que tenha gostado, eu simplesmente amo esse bolo, acho uma combinacao maravilhosa ameixa e café!!!! Vendo as imagens desse seu bolo, me deu vontade em fazê-lo novamente!!! Que bom que você gosta do nome do blog, eu acho realmente que a melhor comida é a que fazemos em casa, já que a nossa comidinha caseira vai um ingredeinte especial para que ela seja a melhor, que é o amor!!!!! Obrigada pelo carinho!!!!
    Montoes de beijos e que você tenha um lindo FDS!!!

  2. Querida Lylia, eu como uma adoradora de bolos, é claro que já coloquei na minha lista…rsrs
    O cantinho da Rosangela é cheio de comidinhas gostosas. Seu bolo ficou uma delícia e a ideia de colocar nozes ou amêndoas e um licorzinho é ótima, vai deixá-lo ainda melhor!!
    Beijinhos e um excelente fim de semana!!

  3. Olá Lylia,

    Parece-me uma combinação de facto maravilhosa a que você aqui nos mostra ! 🙂
    Confesso que adoro bolos de ou com café, mas nunca tinha visto conjugar o café com a fruta desta forma e adorei a idéia !
    Se você atesta, pois eu não duvido, porque o aspecto é fantástico !

    Beijinhos, bom Domingo *

  4. HUMMM… QUE RECEITINHA MAIS GOSTOSA, COLEGA LYLIA! OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO.
    OBRIGADA PELA VISITINHA EM MEU CANTINHO CULINÁRIO E POR SEGUIR-ME. SEU BLOG ESTÁ UMA BELEZURA. TAMBÉM JÁ ESTOU TE SEGUINDO.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias