Simples Assim


Sete Chefs , uma tiete e uma receita – Risoto de Feijoada

A emoção de ser clicada ao lado do Edu Guedes
Ainda sobre o Encontro Gourmet. Hoje vou falar dos chefs que foram um capítulo à parte . Para quem gosta de cozinhar como nós, conhecer um chef pessoalmente é uma grande alegria. Então, imaginem o que foi conhecer sete chefs pessoalmente! Tiete, como sou, não resisti e tirei uma foto com cada um.
O primeiro a se apresentar foi o Edu Guedes que cativou a todos nós pela simplicidade e simpatia Ao conduzir o Workshop da Camil , ele preparou um sorvete com crocante de feijão e um outro prato bem diferente: Risoto de Feijoada com Feijão pronto Camil. Tão bom, tão bom, que trouxe a receita para vocês experimentarem.Vale muito a pena.
Atenta ao passo -a-passo
Depois foi a vez do chef Rodrigo Saraiva no workshop da LG, onde ele apresentou técnicas para cozinhar no micro-ondas com receitas Simples Assim. Crisps de parmesão com ervas ,  Quiche de caneca com presunto cru e queijo gruyère , Blondie (versão branca do Brownie) com cranberries secas.Quando ele perguntou quem gostaria de se apresentar como voluntário para fazer a receita da quiche , não resisti , levantei a mão e lá fui eu.Uma emoção executar uma receita de chef junto do próprio. Mas a simplicidade e a simpatia do Rodrigo me deixaram à vontade e a quiche saiu deliciosa. Depois trago a receita.
O chef Rodrigo é formado em Gastronomia pela escola francesa Le Cordon Bleu, de Paris, e passou por grandes hotéis e restaurantes Europa,  como o hotel 5 estrelas The Westin, dentre outros. De volta ao Brasil, foi Chef Convidado do tradicional La Tambouille, de Giancarlo Bolla.É professor de Gastronomia e está na LG desenvolvendo receitas e dando dicas de como  usar da melhor forma o forno micro-ondas.

Não bastasse tanta emoção, chegou a vez do chef Rodrigo Oliveira.Com muita simpatia e simplicidade, ele comandou o workshop sobre o  Molho Shoyu Satis , um lançamento da Ajinomoto, desenvolvido especialmente para o paladar e as receitas da culinária brasileira. E ninguém melhor do que ele para falar sobre tempero brasileiro, pois ele comanda o restaurante Mocotó especializado na autêntica cozinha brasileira.. Ele preparou duas receitas maravilhosas:: Dourado servido com vinagrete com o Satis e legumes assados no sal grosso e uma carne de sol que foi selada no Satis acompanhada de um baião -de- dois cremoso. Só de lembrar da vontade de repetir.
À direita, a deliciosa carne de sol e ao lado o dourado com o baião- de- dois
O chef Rodrigo ladeado por minha irmã, Liliana, e por mim
Guga Rocha à esquerda, atrás o Carlos Bertolazzi, ao lado a querida Chris , do From Our Home to Yours, Liliana e o Dalton Rangel
E quando pensei que as emoções tinham acabado, eis que aparecem os chefs que estrelam o programa Homens Gourmet: Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha. Sim, eles também estavam no Encontro Gourmet. Que tal? Claro que eu também pedi para tirar uma foto com eles. E eles, na maior simpatia não recusaram e ainda fizeram pose.

E para aumentar ainda mais as emoções, trago a receita do deliciosíssimo Risoto de Feijoada do chef Edu Guedes. Uma ótima opção para o almoço de domingo com a família.

Que seu fim de semana seja tão alegre e festivo como foi o nosso Encontro Gourmet.

Que tal?

Risoto de Feijoada do chef Edu Guedes

Ingredientes:
Para o caldo:
– 1 caixa de feijão pronto para temperar da Camil;
– 300g de lombo salgado;
– 1/2 kg de lombo defumado;
– 1/2 kg de costelinha defumada;
– 50g de bacon picado;
– 1 dente de alho picado;
– 1 e 1/2 xícara de chá de cebola picada;
– 2 folhas de louro;

Para a mandioca palha e a carne seca crocante:
– 1 xícara de chá de óleo;
– 1 xícara de chá de mandioca (aipim) crua ralada;
– 300g de carne seca;

 Para o risoto:
– 4 colheres de sopa de azeite;
– 1/2 xícara de chá de cebola picada;
– 300g de arroz arbóreo;
– 3 colheres de sopa de cachaça;
– caldo de feijão + carnes;
– 1/2 unidade de linguiça portuguesa fatiada;
– 1/2 unidade de linguiça calabresa fatiada;-
–  1 unidade de paio fatiado;
–  1 tomate em cubos;
–  3 colheres de sopa de salsa picada;
–  100g de parmesão (opcional)

Para decorar:
– gomos de 2 laranjas;

Modo de Preparo:

  • Previamente é necessário dessalgar a carne seca e o lombo.
  • Depois é necessário escaldar  todas as carnes para tirar o excesso de gordura. É importante tirar bastante o sal, até um pouco mais que o normal, pois é com o caldo das carnes + feijão que será feito o risoto.
  • Retire da caixinha o feijão pronto para temperar Camil, e separe o caldo do feijão, lavando um pouco os grãos.
  • Reserve os grãos e coloque todo o caldo numa panela grande.
  • Cozinhe  as carnes (menos a carne seca) neste caldo e retire à medida que ficarem cozidas.
  • Frite o bacon numa frigideira, acrescente o alho e depois a cebola. Deixe bem refogado e transfira para a panela onde está o caldo do feijão e onde foram cozidas as carnes. Coloque as folhas de louro para temperar o caldo. Mantenha quente e adicione um pouco de água sempre que necessário.
Carne seca e mandioca palha:
  • Frite a mandioca no óleo e escorra bem. Reserve.
  • A carne seca depois de dessalgada e desfiada, deve ser frita e pode ser usado o mesmo  óleo em que a mandioca foi frita.. Escorra para que fique bem crocante. Reserve.
Risoto:
  • Numa panela grande, inicie o preparo do risoto, colocando para refogar a cebola no azeite até murchar.
  • Coloque o arroz e em seguida a cachaça.
  • Deixe evaporar o álcool da cachaça e coloque o caldo do feijão que cozinhou as carnes pouco a pouco para cozinhar.
  • Finalize o risoto com o tomate, as linguiças, o lombo, o feijão (grãos), a salsinha picada e o azeite.
  • Decore com a carne seca crocante, a mandioca palha e os gomos de laranja.

  1. Bom dia de sábado!!!!

    Agradeço sua visita tão carinhosa
    e desejo sempre o melhor pra vc
    tenha um final de semana cheio de alegria com esse post divino, que
    sempre enche nossos olhos de muita
    alegria parabéns vc merece bjussss

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

  2. Ah Lylia sua danada vc não existe amiga, conseguiu tirar uma foto com o Edu Guedes, eu não consegui, fiquei tão triste kkkkk. Mas vc com esse carisma todo e essa pessoa maravilhosa e alegre que é, só poderia ter conseguido né? Adorei as fotos amiga, já deu saudades, poderia ter 3 encontros por mês né kkkkk. Adorei as fotos. Beijos amiga, um lindo domingo

  3. Queridos Augusto, Vânia, São, Carla, Fabiana, Clarice, Tássia, Tina, Susana, Janaína, Ana Paula, Carla, DInha, Nal, Rita, Gina, Angela, Josy, Violeta, Patrícia, Léia e Fabíola,
    Que bom vê-los aqui. Cada comentário me faz ainda mais feliz.
    Bj e ótima semana para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias