Simples Assim

Peixe com banana ao creme de espinafre

Aqui em casa está uma moda de dieta que só vendo. Minhas duas filhas adotaram uma alimentação mais  saudável e os resultados já começaram a aparecer. Elas estão vibrando. Aos poucos , eu e meu marido também estamos nos rendendo aos hábitos saudáveis que elas estão implantando.
Dieta rigorosa para mim não funciona. Tenho tanto prazer em comer , beber e cozinhar que , penso, se deixar de lado tudo isso não serei a mesma Lylia alegre, cheia de vida que sou. Comer me dá prazer, mais prazer ainda  em partilhar com você que vem aqui procurar alguma novidade para tornar sua cozinha ainda mais gostosa.
Um desses novos hábitos que introduzi aqui em casa foi uma maior frequência de peixe nas refeições. Nem toda semana conseguia incluí-lo no nosso cardápio. Não que não goste, pelo contrário, adoro um bom peixe, como boa nordestina que sou. Mas, aqui em Brasília a gente não consegue peixe fresco com muita facilidade e os preços não são muito atraentes. Meus pais quando vem me visitar sempre trazem uma boa porção que faz minha alegria.
Mas, como minhas filhas vinham insistindo em ingerirmos mais peixe, me rendi aos apelos e essa carne tem sido mais frequente por aqui. Com isso tenho experimentado novas receitas e “inventado” umas outras.
O que trago hoje é um resultado dessas “invenções”. Deu saudade de um peixe que fazem muito lá em Fortaleza , o Delícia de Peixe, com bananas, molho branco, que até já postei por aqui. Mas , como a intenção era fazer algo mais leve, fiz essa versão que foi aprovadíssima. Um peixe cozido no forno coberto com fatias de banana e finalizado com um creme light de espinafre. Que tal?
Que nossa semana seja leve e gostosa como esse peixe.

 

Peixe com Banana ao Creme de Espinafre

Ingredientes:

  • 1 kg de filé de peixe ( usei tilápia)
  • Tempere os filés com alho amassado, limão, sal, pimenta do reino branca moída na hora e um pouco de vinho branco seco, 1/4 de xícara mais ou menos.
  • Deixe marinar umas duas horas.
  • Coloque azeite de oliva em uma travessa , arrume os peixes com o tempero, espalhe  rodelas de banana,cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
  • Enquanto ele está no forno faça o seguinte molho:
  • Lave os espinafres ( um maço)
  •  Em uma panela coloque azeite de oliva ( umas 3 colheres) e doure 1/2 cebola ralada, se for pequena ponha uma inteira . Coloque o espinafre picadinho e deixe murchar.
  • Apague o fogo, acrescente 1 caixinha de creme de leite light , 1 pote de iogurte light e 3 colheres (sopa) de maionese light, mais duas colheres de queijo ralado.
  • Tire o papel alumínio do peixe, cubra com o molho, salpique mais um pouco de queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. 
  • Simples Assim.

Sirva com arroz branco ou somente uma salada de folhas.

  1. Oi Lília! Poxa, ando com saudades das cozinhas amigas e até mesmo da minha própria, Espero que em 2014 eu consiga postar mais novidades. Obrigada pela sua mensagem tão carinhosa depois daquele susto :o)
    Que receita diferente esse peixe com bananas e espinafre, deve ter ficado delicioso, hein! Parabéns pela criatividade, que tira da rotina qualquer peixe do dia a dia!
    bjsss

  2. Oi Lylia! Você tem toda razão ao falar das dietas rigorosas… É muito bom poder juntar a fome com a vontade de comer comidas saudáveis como essa. Aqui em Santa Maria-RS, como em Brasília (já moramos) também é complicado para conseguir peixe fresco, por isso apelamos para os bons congelados. Ótima receita! Abraços!

  3. Lylia, preciso introduzir mais peixe na minha alimentação, além de mais saudável, tem opções deliciosas de preparo, como a sua sugestão de hoje, adorei!
    Obrigada por me trazer os elogios sobre o bolo de maracujá, fiquei feliz da vida! ;D
    Bj e uma ótima semana p vc!

  4. Olá Lylia querida,

    Adoraria que também a minha filha se rendesse aos encantos do peixe, mas é complicado, quem lhe tira a carne tira-lhe tudo. Talvez mude com a idade, vamos ver.
    Esse prato de peixe está com um delicioso aspecto, seria uma refeição perfeita para mim, adorei ! 🙂

    Beijinhos *

  5. Oi Lylia!

    Um dos meus propósitos para este ano é também adquirir hábitos mais saudáveis, mas, assim como vc, dieta rigorosa: tô fora! Aliás, por sorte, nunca precisei fazer dieta e é por essa razão que comecei a me preocupar, pois não quero esperar algo acontecer para ter que me reeducar, sendo que eu posso me prevenir antes. O meu problema são os doces, pois sou uma formiguinha assumida! =P
    Bom, vou me esforçar para melhorar a minha alimentação. Adoro peixes e aqui na roça, por incrível que pareça, podemos achá-los frescos na feira! Adorei essa sua preparação com espinafre e fiquei muito curiosa para experimentar (talvez tenha que tirar a banana, pois marido não é mto fã de misturar doce e salgado). Sei que o resultado final será diferente, mas não ruim!
    Receita anotadíssima!

    Bjs

  6. Oi Lylia!
    Que coincidência, tirei tilápias do congelador e estava pensando como fazer, pois sou uma negação com peixes e frutos do mar. Espinafre tenho na minha horta e só não tenho o iogurte, vou ver com que vou substituir…depois eu conto! valeu, adorei! beijos e boa tarde!

  7. Ahhhhhh, ameiiii a receita!!! E eu que agora estou numa fase de comer comida de verdade, estou abolindo o trigo da minha vida, e essa sua receita enche os meus olhos, hahhaha, adoro peixe, banana e espinafre, e tudo junto numa mesma receita é bom demais, ameiiiii sua sugestao!!!!! Beijinhos doces

  8. Parece ótimo! Também estamos numa de comer saudável e bem lá em casa, e é claro que isso significa comer mais peixe.
    Durante nossas férias, no mês de janeiro, visitamos um tio do meu marido em Rio Grande (RS). No litoral sempre é mais fácil de achar peixe, então quando ele perguntou se preferíamos peixe ou churrasco, a resposta foi óbvia. O prato que ele fez levava linguado (que é, sem dúvida, meu peixe preferido), mas ao comer eu pensei "dá pra fazer isso até com merluza". Essa semana eu resolvi experimentar e enquanto preparava eu lembrei de ti, Lylia, porque a receita é simples assim:
    tempere os filés com alho e sal e reserve. Faça um purê de batatas e corte algumas (tantas quantas forem necessárias) batatas em rodelas para forrar a forma. Coloque os filés temperados sobre essas batatas, o purê sobre o peixe, polvilhe com queijo ralado e cubra com batata palha. Leve ao forno até dourar e os filés ficarem cozidos (no meu forno demorou uns 50 minutos, mas o meu forno é horroroso! rs). Ficou delicioso, mesmo com a simples (e barata) merluza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias