Simples Assim

Madeleines para alegrar o dia

Fotos by Núbia
Quando eu estou triste luto para que a tristeza não se aloje em mim.Fico procurando algo para afugentá-la, mandá-la embora e trazer de volta a alegria, o sorriso no rosto.Decididamente  não sou masoquista.Estes dias a luta tem sido grande para não lembrar da minha Gabi.Evitei tocar no assunto, falar sobre ela, ver fotos e outras coisas que me fariam ainda mais triste. Ao contrário, fiquei pensando no que poderia melhorar este momento, torná-lo mais leve para mim. Foi aí que lembrei de uma música do filme ” A Noviça Rebelde“, ” My Favourite Things” que  diz em um dos trechos que: ” When I’m feeling sad, I simply remember my favourite things and then I don’t feel so bad! !”. Mais ou menos isso, em uma tradução livre:: ” Quando eu me sinto triste, simplesmente me lembro das minhas coisas favoritas e me sinto melhor”. E foi isso que fiz.

 

Fiquei pensando em coisas que me deixam feliz e, assim, aos poucos, fui melhorando meu ânimo.E, entre as coisas que me fizeram melhorar foi lembrar das minhas amigas harmoniosas que sempre estão por perto , me dando força e animando. E, lembrar delas me remeteu ao nosso último encontro que, ainda nem falei aqui: uma deliciosa galinhada na casa da Danielle.Naquele dia, de tardinha, a Núbia foi para cozinha e fez umas deliciosas Madeleine, aqueles bolinhos franceses em forma de concha. Estavam deliciosas, macias, ainda mornas e, com o café fresquinho, passado na hora, fez a nossa alegria naquele momento.Por sinal, minha mãe fazia umas “Madalenas”, como chamávamos, deliciosas. Hoje quem as faz é minha irmã, Liliana, que as prepara à perfeição.  Tenho até as formas, mas confesso, não tenho muita paciência para faze-las: pincelar as forminhas, colocar a massa, ficar de olho no forno,desenformar uma a uma, polvilhar de açúcar…Realmente não é tão simples assim..,Mas, que são gostosas, ah! isso são…
Pois, quem diria, foi a lembrança dessas delícias que me trouxe um pouco de alegria naqueles dias cinzentos. E, por serem tão gostosas e provocarem essa sensação trago para vocês também alegrarem seu fim de semana.
Quando fui pedir a receita a Núbia, ela disse  :
“Lylia, acho melhor você citar o blog de onde tirei a receita, o Chocorango:
Eu fiz do jeito que ela escreveu. Só não banhei no chocolate.
Que bom que gostou!”
Mas, de qualquer forma, trago a versão da Núbia que, sem o chocolate, virou a “receita da Núbia”.
Obrigada, Núbia por essa delícia que tornou ainda mais gostoso nosso encontro e a Talita, do Chocorango que a inspirou
E a todos vocês que me mandaram mensagens de carinho me dando forças nesse momento difícil de atravessar.
Que neste fim de semana pensemos nas nossas “favourites things ” e lembremos que há sempre algum motivo para sorrir e ser feliz.
Foto by Núbia
Madeleines de Laranja, receita daqui
*Xícara medidora de 240ml
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • Raspa da casca de 2 laranjas
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 100g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de suco de laranja
Chocolate para banhar (meio amargo, ao leite, branco)
Preparo
1. Comece por dourar a manteiga. Em uma panelinha, em fogo baixo, derreta a manteiga e deixe até que solte seu perfume e fique com uma bonita cor dourada. Retire do fogo e deixe esfriar (a usaremos em estado líquido).2. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por cerca de 7 minutos, até dobrar de volume e ficar bem aerado. Junte a baunilha e as raspas de laranja e bata para misturar. Alternadamente, sempre batendo em velocidade mínima, acrescente a farinha de trigo previamente misturada com o fermento e a manteiga dourada previamente misturada com o suco de laranja. Esse processo não deve demorar muito tempo ou o ar incorporado à massa será prejudicado. Acabado os ingredientes, desligue imediatamente a batedeira e termine de misturar delicadamente com uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima.3. Guarde a massa em uma vasilha tampada e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, unte muito bem as forminhas de Madeleine e enfarinhe cada uma delas. Leve também à geladeira.4. Dado o tempo de descanso, pré-aqueça o forno a 180ºC e preencha as forminhas com a massa. Asse por cerca de 15 minutos ou até dourar a parte em contato com a forminha. Desenforme ainda morno e deixe esfriar totalmente sobre uma grade

Outros bolinhos Simples Assim para alegrar seu fim de semana:

  1. Oi Lylia, lendo o seu post lembrei-me das perdas que tive este ano, a mais dolorosa por certo foi a partida do meu irmão para a casa do Pai e tbm a Sissa, a poodle da minha sobrinha que viveu por 17 anos na nossa família! Mas Deus vai nos confortando e assim vamos vivendo um dia de cada vez, com a certeza de que nunca estaremos sozinhos!
    Adorei as madeleines, valeu pelo trabalho, certamente ficaram deliciosas!
    Grande beijo e um final de semana mt abençoado pra vc e td família! =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

  2. Querida amiga
    Você está dando-me uma grande lição de vida e seguirei o teu iluminado lema de pensar no que te deixa feliz quando estiver triste!
    Adoro esses bolinhos e penso que a Núbia fez muito bem em não mergulhar as madeleines no chocolate, principalmente se forem saboreadas com um chazinho delicado!
    Bjo grande
    Léia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias