Simples Assim


O Natal já chegou aqui em casa.Em cada espaço há um sinal de sua presença como um lembrete de que devemos nos preparar para vivê-lo com o melhor do nosso espírito.
Tempo que me inspira, me alegra e me motiva. E, para dar início à época natalina no Simples Assim, nada como uma receita deliciosa que você já pode ir separando para sua ceia. Garanto que vai fazer o maior sucesso. O sabor? A princípio tinha decidido que seria Margherita, pois tinha visto uma no blog da Nani que me me chamou a atenção. Depois, remexendo nas minhas “preciosas ” anotações de receitas me deparo com uma escrita pela minha mãe, com sua bonita letra, com uma receita de “Massa para torta salgada”.
Sem muitos detalhes, só com os ingredientes, sem “modo de fazer”, nada. Simples Assim. Lembrei então das tortas que ela fazia, deliciosas, com aquela massa que desmancha na boca…Lembrei até do momento em que pedi essa receita. Foi depois de comer uma deliciosa de Brócolis e queijo que me encantou muito mais por essa massa do que pelo recheio.
Logo ela tomou da caneta e papel e escreveu a receita. Isso faz tanto, tanto tempo..
Talvez ela nem lembre.Tanto coisa já passou de lá para cá.. Mas, quando vi aquele papel, logo o sabor da torta me veio a mente e me deu vontade de faze-la.
Com a receita da Nani e a massa da mamãe, pensei:
” Vou incrementar esse recheio, pois a massa rende bastante”.
Acrescentei ingredientes que lembrasse uma pizza portuguesa, aumentei a quantidade de creme de leite e ovos e o resultado foi tão bom que não tinha como não trazer para vocês.
Só digo uma coisa: Experimentem. Depois venham me contar se não tenho razão.
Para voltar ao forno
Aproveito para me desculpar pela minha ausência do cantinho de vocês. Parece que com a chegada do fim do ano os compromissos aumentam e nosso tempo vai ficando cada vez mais escasso.
O que é uma pena, pois sinto falta de estar com vocês com mais frequência, conversar, trocar ideias. Mas é um tempo.Logo, logo essa “loucura” de fim de ano passa e retomamos nossa prosa.
Vejam só que prato mais lindo!

Quiche Margherita/Portuguesa – receita inspirada aqui

Ingredientes para a massa da torta da mamãe:
  • 250 g de margarina
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • sal o quanto baste ( 1 colherinha de café rasa)
  • Mais ou menos 3 xícaras de farinha de trigo ( a minha massa precisou de quase 4 xícaras)
Como fazer:
  • Misture a margarina com o ovo e as gemas e o sal.Misutre bem.
  • Vá acrescentando aos poucos a farinha até soltar das mãos e ficar numa consistência de forrar a forma.
  • Faça uma bola e envolva com papel filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos
  • Após esse tempo, forre uma torteira, fure com garfo, para não inflar, e leve ao forno pré-aquecido para dar uma pré-assada.Cerca de 20 minutos , mais ou menos dependendo do seu forno
Para o Recheio:
Ingredientes:
  • 1 caixinha de tomates cereja
  • 150 g de mussarela ralada no ralo grosso
  • 2 colheres (sopa) bem cheia de folhas de manjericão fresco
  • 5 ovos
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 cebola cortada em rodelas finas
  • 150 g de presunto cortado em tiras
  • 3 colheres ( sopa) de azeitonas
  • Sal a gosto
Como fazer:
  • Bata os ovos , acrescente os demais ingredientes, misture e coloque sobre a massa pré – assada.
  • Depois de mais ou menos meia hora de forno , ou quando o recheio já estiver consistente, enfeite com metades de tomatinhos cereja e folhinhas de manjericão.

  1. Oi, Lylia!
    A letra da sua mãe é muito parecida com a letra da minha mãe. Quando eu comentava com ela sobre sua letra, ela dizia que todas as meninas que estudaram em colégio de freiras tinham a mesma letra. Será?
    Que fácil essa torta, heim? Estou levando…
    Beijus,

  2. Querida Lylia
    A decoração da torta ficou com as cores do natal e da Itália também – hehehehe!
    Adorei a receita dessa massa e gostaria de experimentar essa receita, pois imagino que sem o presunto também ficará maravilhosa!
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

  3. Queridas Cláudia, Luísa, Cinthya, Sadhia, Isabela, Isabel, Cissa, Criistina, Luma, Priscila, Sandra, Teresa, Oslaine, Ana, Rosinha, Vânia, Fla, Joana, Sheila, Lèia, Nath, Patrícia e Rita,
    Obrigada a todas pela visita carinhosa.
    Obrigada a "Anônimo" que disse que gostou da receita da torta de cookie. Da próxima vez, deixe seu nome para ficarmos mais próximos.
    Bj e ótima semana para todas,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias